A Niner lançou a sua mais recente novidade para o XC mais técnico, uma bicicleta muito bem equipada com novas tecnologias da marca e que promete agradar aos BTTistas que procuram algo diferente. É a Niner RKT 9 RDO.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Esta é uma bicicleta fabricada à volta de um quadro full carbon com garantia vitalícia e que incorpora uma das imagens de marca da Niner: o patenteado sistema de suspensão CVA, que, com 100 mm, mostra claramente que esta é uma bicicleta que aponta à competição.

Este sistema tem um basculante “flutuante” graças a um link especial que faz ligação entre partes do quadro debaixo do eixo pedaleiro. A cinemática que esta tecnologia proporciona está altamente estudada pela marca, prometendo um isolamento das forças geradas tanto pela pedalada como pela travagem.

Se o comparamos com o quadro da anterior RKT 9, reparamos no maior cuidado nos pormenores, como é o caso da passagem interna de todos os cabos, do novo triângulo posterior mais compacto e do flip chip presente no encaixe do amortecedor.

PUB
Orbea Genius Dealers

Por outro lado, fiél à sua tradição de oferecer algo mais exclusivo, a Niner RKT 9 RDO incorpora então esse flip chip (algo bastante raro neste tipo de bicicletas) que permite que o utilizador possa escolher entre duas configurações diferentes de geometria, isto em função das necessidades de cada percurso.

Por exemplo, o ângulo de direção pode passar de 68 para 67,6º e o ângulo do tubo do selim de 75 a 74,6º. Também podemos alterar a distância entre eixos em 1 mm ou o reach em 4 mm. Em suma, é oferecido um elevado grau de personalização.

A Niner RKT 9 RDO é uma bicicleta com 100 mm de curso de suspensão em ambos os eixos, embora mencionem que esta bicicleta está também preparada para suspensões frontais de 120 mm e pneus de até 2,50″.

Fica-se com a ideia de é um modelo muito talhado para o downcountry ou para o trail. Contudo, nenhuma das seus versões desta Niner integra espigão telescópico, por exemplo, apesar de o quadro estar preparado para acablagem interna do respetivo cabo.

PUB
Giant TCR 2024

A Niner não esconde que é a primeira vez que a marca criar um modelo com estas características, ainda para mais com um grande foco na competição. Terá sido inspiração no que a Santa Cruz tem feito nos circuitos de XCO internacionais?!

Ainda que esteja catalogada como um modelo de 2023, na própria Niner afirma-se que esperam poder começar as entregas deste modelo já no próximo mês de setembro…

Mais info:

Também vais gostar destes!