A Felt IA 2.0 é, como se vê claramente, uma bicicleta de contrarrelógio e/ou triatlo que está entre as mais belas so segmento, certo? Saiu das mentes dos designers e engenheiros da Felt Bicycles, marca norte-americana nascida na Califórnia. Fabricam todo o tipo de bicicletas, mas reconheça-se que são especialistas em modelos de triatlo…

PUB
Specialized Levo

Curiosamente, estas novas linhas surgem pouco tempo depois de o grupo Pierer E-Bikes and Mobility Group, proprietário da Husqvarna, da GasGas e da KTM (motos, não bicicletas), assumir o rumo da marca, agora relançada.

Sendo especialistas, “atacaram” esta Felt IA 2.0, remodelando-a por completo? Ou será que não é uma bicicleta feita completamente de raiz!? O objetivo passar por “levar os pilares da aerodinâmica e da capacidade de ‘carga’ até limites inesperados”, declara a Felt.

Uma silhueta impressionante, como vemos nas imagens e no vídeo neste artigo. Espigão de selim a abraçar literalmente a roda traseira. Triângulo posterior bastante baixo e com linhas finas. Forma do tubo superior muito particular, sem esquecer de incorporar compartimento de carga. Suspensão frontal integrada e dissimulada na direção…

Mas o que não falta nesta bicicleta são “pormenores” que valem a pena ver com atenção. A marca destaca o sistema de ajuste do espigão de selim, o InternaLoc 2.0, com um mecanismo de fixação (de duplo parafuso) que promete ajustes muito precisos na posição de condução.

PUB
Orbea Genius Dealers

O quadro? Um estética fantástica, pensada e concebida em busca da “melhor aerodinâmica possível e da capacidade de carga mais elevada possível”. Porque “de nada serve afinar um quadro no túnel de vento e depois adicionar compartimentos ‘postiços’ que pioram o comportamento aero”.

Ora, esses compartimentos estão muito bem pensados e concretizados: a “corcunda” do tubo superior incorpora o compartimento CALpac, de 0,2 litros, que está ali à mão para armazenar alimentação para as provas de triatlo.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Mais: o THRISTpac é uma solução para levar hidratação que se encontra ao longo do tubo superior e que pode levar até 0,9 litros de líquidos. Com uma porta de enchimento rápido que dará certamente muito jeito…

No interior do triângulo principal do quadro estão ainda duas grades de bidon e espaço suficiente para levá-los. À frente da direção, o Dagger Direct, uma espécie de suporte que permite instalar qualquer sistema de hidratação do mercado, aumentando a capacidade de carga um pouco mais.

No espigão do selim, surpreendentemente, encontramos o sistema ITSpac (Inside The Seat tube), que é um compartimento extra para guardar ferramentas, câmaras de ar, cartuchos de CO2… Vê a imagem acima.

A Felt IA 2.0 está disponível com três grupos de transmissão diferentes, todos eles eletrónicos, com combinações 1x ou 2x. No topo da gama está o conjunto Sram Red eTap AXS com potenciómetro Quarq, mas também encontramos opções Shimano Dura Ace Di2 e Ultrega Di2.

PUB
Giant TCR 2024

Mais info:

Também vais gostar destes!