A nova Merdia Big.Nine 2024 recupera a essência vibrante do XC com um design de quadro minimalista que ainda assim apresenta uma geometria alinhada com as tendências atuais, mantendo o foco na reatividade que uma boa bicicleta de BTT deve ter, explica a marca.

PUB
Specialized Levo

O novo quadro está disponível em diferentes acabamentos, sendo a fibra de carbono e o alumínio os materiais de construção presentes nesta gama: o mais exclusivo, presente apenas no modelo topo de gama, o Big Nine 10K, é feito com a exclusiva (e leve!) fibra de carbono CF5. Os restantes modelos de fibra de carbono utilizam a fibra mais acessível, a CF3, enquanto os de alumínio são feitos com a série Lite da Merida.

imagem-merida-big-nine

Para proporcionar o melhor desempenho possível, os quadros de carbono têm adaptada a sua geometria de acordo com os tamanhos, ou seja, não mantêm, como acontece noutras bicicletas, o mesmo triângulo traseiro independentemente do tamanho… Por exemplo, o quadro da Big.Nine tem escoras que variam de 430 a 442 mm.

imagem-merida-big-nine

O quadro permite, por outro lado, a instalação de pneus de até 2,40” e está preparado para albergar suspensões de até 100 mm… Contudo, isto não é totalmente verdade porque o acabamento CF3 divide-se em duas versões: a ‘normal’ de estilo XC e ainda outra…

PUB
KTM E-Bikes BTT

A outra é a TR (para trail) e traz suspensões de 120 mm, o que faz com que a geometria se torne mais agressiva (ângulo de direção a 66,9º, enquanto o normal é de 68º). Além disso, são incorporados espigões de selim telescópicos nas variantes TR.

O vídeo oficial da Merida Big.Nine TR:

BIG.NINE TR 8000 - MAKING FAST FUN

Assim, com tudo o que foi dito, a nova gama Big.Nine inclui quatro versões de XC (três em carbono e um de alumínio) e quatro TR (duas em carbono e duas em alumínio).

O modelo mais exclusivo em carbono, como já mencionado, é a Big.Nine 10K, uma hardtail de competição equipada com transmissão Sram XX SL AXS, rodas de carbono Reynolds BlackLabel 309/289 XC, suspensão RockShox SID SL Ultimate e outros componentes em carbono com detalhes tão interessantes quanto o pequeno compartimento sob o selim para ferramentas (que já é visto noutras bicicletas da Merida).

PUB
Giant TCR 2024

Quanto ao modelo TR, a mais “exclusivo” é a Big.Nine TR 8000, que inclui transmissão Sram GX AXS e não deixa de parte outros componentes também bastante exclusivos como a suspensão Fox 34 SC Performance de 120 mm ou as rodas Reynolds TR 309/289 XC em fibra de carbono.

Mais info:


Imagens: Merida

Também vais gostar destes!