A nossa ideia inicial era detalhar neste artigo todas as bicicletas Mondraker disponíveis lançadas agora para a temporada 2023, mas… são tantas! Entre novos lançamentos e atualizações das bicicletas que já existiam nas gamas, a marca espanhola refere que o total é de 68! Ou seja, “a mais extensa oferta da Mondraker até à data”.

PUB
KTM

Ora, ainda pelo refere o fabricante, são “29 e-bikes, 13 modelos para crianças, bicicletas urbanas e até bikes de downhill destinadas aos circuitos da Taça do Mundo da época que vem”. Ora, contabilizando todas as versões de todos os modelos que compõe as gamas da marca em cada segmento, 68 é o total.

Assim, optamos por fazer o seguinte: primeiro, deixamos os links diretos para todas as gamas/segmentos da Mondraker, para que possas conferir as listas de especificações e imagens das bicicletas que mais se adequa ao que procuras; depois, destacamos aquelas que se consideram serem as cinco grandes novidades entre estes lançamentos todos.

Eis então as novidades mais flagrantes entre estes 68 lançamentos e/ou atualizações Mondraker para a nova temporada: os novos modelos de alumínio das Mondraker Raze e Chrono DC, a nova Chaser Urban Cross e ainda outros dois pontos a ter em conta…

Mondraker Raze Alloy: agora em alumínio

A Mondraker Raze que foi lançada em 2022 com quadro em carbono é, diz a marca, um sucesso de vendas. Então, agora a ideia é lançar a mesma bicicleta, mas com quadro em alumínio, o que torna a bicicletas mais barata nestas versões. É o alumínio Stealth da marca.

PUB
Giant TCR 2024

O foco desta bicicleta na prática de um trail mais “agressivo” explica a inclusão de cursos de suspensão nos 150 mm à frente e 130 atrás, e com base no já famoso sistema flutuante de suspensão traseira Mondraker Zero Suspension System. Este modelo partilha a geometria e a cinemática com a Raze Carbon, mas o preço será consideravelmente mais baixo.

São dois os modelos disponíveis: a Raze R, com suspensões Fox em ambos os eixos, transmissão Sram GX e NX Eagle, e travões Sram G2 R de 4 pistãos. Por sua vez, a Raze incorpora elementos Fox e Rock Shox no amortecimento, transmissão Sram SX Eagle e travões Sram Level T, entre vários outros elementos na lista de características.

PUB
TrekFest 2024

Mondraker Chrono DC Alloy

“É mais do que uma hardtail”, garante a Mondraker. A nova Chrono DC também surge com quadro em alumínio Stealth e a designação DC (downcountry) deixa antever que não se deve tratar de um BTT rígida convencional: o curso da suspensão subiu para os 120 mm, o ângulo de direção está nos 68,5º e os pneus montados são 2.4”.

Este modelo afirma ser mais polivalente que uma XC. Por exemplo, as duas versões disponíveis (a Chrono DC R e a Chrono DC) trazem espigão telescópico e apontam um pouco ao trail, até. A DC R tem suspensão frontal Fox 32 Rhythm e transmissão Sram GX Eagle, enquanto a DC apresent suspensão Rock Shox Judy Silver e transmissão Sram SX Eagle…

A gama Chrono também surge reestruturada graças à entrada em cena de um quadro em alumínio. Agora são três os modelos Chrono Carbon, os dois novos da Chrono DC e outros dois Chrono.

Mondraker Chaser Urban Cross

É uma BTT urbana? Dizem que sim! A nova Chaser (nas versões RX e X) “é a combinação perfeita entre bicicleta de suspensão total para as deslocações do dia a dia e bicicleta que não tem limites na hora de sair do asfalto”, explica a Mondraker.

PUB
Prototype

Os cursos são de 150 mm à frente e 140 mm atrás! E olhando para esta e-bike híbrida vemos que está perfeitamente preparada para os ambientes citadinos, pois conta com luzes LED, guarda lamas, grade traseira de carga e uns pneus tão versáteis como os Maxxis Ikon de 2.6”.

Quando à autonomia, a Chaser RX está equipada com uma bateria de 750 Wh, enquanto a Chaser X conta com uma unidade de 625 Wh. A primeira é a mais exclusiva, com sistema Smart System da Bosch: motor Bosch Performance Line CX G4, nova unidade de controlo System Controller integrada no tubo superior, comando no guiador sem fios Mini Remote e ecrã Kiox 300.

Sistemas Bosch Smart System atualizados

A quarta novidade que destacamos é o facto de todos os modelos de e-bikes da Mondraker que equipam motores da marca alemã receberam atualização para a mais recente versão Smart System. Ou seja, para 2023 também os modelos com bateria de 625 Wh estão equipados com o referido Smart System.

E o motor Bosch Performance Line CX G4 também foi otimizado: promete entregar mais potência em cadências mais baixas, inclui modo eMTB com uma resposta mais sensível e o Extended Boost está lá para ajudar a transpor os obstáculos mais complicados.

De destacar o novo funcionamento do modo Tour+, que agora trabalha como trabalha o modo eMtb; mas com mais suavidade e com maior poupança de energia, garante a Mondraker.

Outras novidade neste campo é que as unidades com bateria de 750 Wh incluem o System Controller integrado no top tube e o Mini Remote, que dispensa fios no funcionamento e permite emparelhamento pro Bluetooth através da app móvel eBike Flow da Bosch.

Sistemas Shimano atualizados nas gamas Dusk e Thundra

Por fim, a quinta novidade que destacamos é que estas referidas gamas também saem reforçadas com a atualização dos Shimano de eletrificação, e isto por caua do aparecimento neste segmento dos novos modelos EP801 e EP600.

O primeiro, com 85 Nm, apresenta um rendimento otimizado quando comparado com o antecessor EP8 precedente, refere a marca. Quanto ao novo EP600 (EP6), que sustitui o E7000, tem também 85 Nm.

Mais info:

  • https://mondraker.com

Também vais querer ler…

Nova coleção Mondraker x Troy Lee Designs 2023

Também vais gostar destes!