5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
Bicicleta de estrada vs. gravel: 6 grandes diferenças e… haverá uma escolha certa?! 30 de Outubro, 2025
Partilha!X BH lança a iLynx Race Carbon, nova bicicleta de montanha elétrica (e-MTB) que se propõe a compatibilizar leveza e autonomia, uma relação ainda difícil nas e-bikes.PUB Desde logo, o peso ligeiro. A BH argumenta que a iLynx Race Carbon foi inspirada Lynx Race EVO, a sua antecessora não elétrica recentemente apresentada, e herda-lhe as inovações. Começando pelo quadro de carbono de apenas 2050 gramas, leva para uma e-MTB. A iLynx Race Carbon integra, igualmente, o novo ponto de rotação principal sobredimensionado, fundamental para o elevar o nível de rigidez do quadro. Acrescenta-se a suspensão, que integra o sistema Split Pivot, com nova configuração de bielas que, de acordo com o fabricante, “oferece uma operação sensível ao início e progressiva em todo o curso”. À semelhança da Lynx Race EVO, o quadro pode ter 100 ou 120 mm de curso, consoante a versão selecionada. A única diferença reside no amortecedor. Na geometria destacam-se as escoras, muito compactas, de apenas 453 mm e um ângulo de viragem de 67º, “acompanhado de um bom ‘reach’, a fórmula da Lynx Race EVO aplicada à nova e-MTB”, informa a BH. Além disso, encaminhamento da cablagem interna é integrado desde a direção obtendo-se, assim, um quadro mais limpo em termos visuais. PUB E que autonomia? Leveza, sim, mas de que modo é compatível com a autonomia elevada, como anuncia a BH? A empresa afirma que o quadro integra, no seu interior, uma bateria que proporciona 540 Wh. O seu design permite que as formas do tubo diagonal sejam praticamente idênticas à da sua “irmã” sem motor, e assim é possível obter uma autonomia até 130 km. Mas não é tudo. Graças à bateria adicional XPro, é possível aumentar a autonomia em 180 Wh, para chegar a 720 Wh. Trata-se de uma bateria em forma de cilindro e com ligação Plug & Ride, que pode ser ligada ao suporte para garrafa XPro como se fosse uma garrafa tradicional e sem necessidade de cabos, permitindo desfrutar de uma autonomia alargada até 175 km. PUB Motor da ‘casa’ A BH recorre aos mais de dez anos de experiência na criação de bicicletas elétricas para conceber o seu próprio motor a bateria (BH 2ESMAG), com que equipa a iLynx Race Carbon. Trata-se de um motor com potência de 250 W e binário máximo de 65 Nm, compacto, leve (2,2 kg) e – assegura o fabricante – “silencioso”. “Uma das principais características deste motor é que não gera nenhum atrito adicional na transmissão durante a pedalada, pelo que, a partir de 25 km/h, é possível aproveitar toda a força da pedalada”, informa ainda a BH. A mecânica dispõe de quatro modos de assistência selecionáveis através de botão no guiador. Precisamente, junto ao guiador encontra-se o X Display, ecrã que oferece toda a informação necessária durante as rotas, além de permitir a configuração dos ajustes da potência e da aceleração do motor. O X Display tem um design minimalista e localizado no interior do guiador, para protegê-lo contra os impactos. O seu visor LCD a cores é visível mesmo sob condições de luminosidade solar direta e compatível com ANT+ e Bluetooth, garante a BH. Por dispor de recetor ANT+, o X Display é compatível com dispositivos Garmin. O avanço da iLynx Race Carbon permite aproveitar o interior do tubo da forqueta para alojar um sistema multiferramentas completo, o FIT (Fast Intervention Tool). Este inclui as ferramentas H2.5/3/4/5/6, T25, cortador de corrente, adaptador CO2 e fecho rápido de corrente. Além disso, é possível acoplar um cartucho de CO2. Tudo isto integrado de forma oculta na bicicleta. Gama, cores e personalizaçãoPUB A gama iLynx Race é composta por quatro modelos, três dos quais com 120 mm de curso, e o quarto, o modelo mais “racing” de todos, com 100 mm, com 16,8 kg de peso total e dispondo de equipamento topo de gama. A BH iLynx Race Carbon está disponível em quatro acabamentos de cores diferentes e permite, através do programa BH Unique, a personalização da estética com até 32.000 combinações de cores diferentes, através de um configurador online. Gama e preços iLynx Race Carbon 8.0 LT – 5.999,9 € iLynx Race Carbon 8.2 LT – 6.999,9 € iLynx Race Carbon 8.4 LT Pro – 7.999,9 € iLynx Race Carbon 8.6 Pro – 8.999,9 € Mais info: www.bhbikes.com
| Destaque Família de e-bikes MMR Quercus reforçada com a versão 50 A gama MMR Quercus ganha um novo elemento com a chegada da Quercus 50, uma versão pensada para tornar mais acessível a entrada ... Há 6 horas
| Destaque “Eu venceria Pogacar, que nem chega aos calcanhares de Merckx” Palavras do antigo ciclista belga Roger De Vlaeminck, de 78 anos. Mas as críticas não se resumiram ao esloveno... Há 8 horas
| Destaque O sucesso do Alentejo Gravel 2025, a etapa portuguesa da UCI Gravel World Series Primeira edição do UCI Alentejo Gravel reuniu mais de 800 atletas de 37 nacionalidades e destacou-se e pela beleza do percurso. Quem venceu? Há 10 horas
| Destaque Federação rescinde com o organizador da Volta a Portugal FPC termina, com efeitos imediatos, ao contrato de concessão da Volta a Portugal com a Podium Events, invocando incumprimentos pela empresa dirigida por Joaquim ... Há 12 horas
| Destaque Jasper Philipsen: “Equipa quer-me em clássicas, e eu gostaria de vencer em Roubaix” Velocista belga vai alterar os seus objetivos para 2026, após já ter provado ser muito mais do que um sprinter. Há 1 dia
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
Bicicleta de estrada vs. gravel: 6 grandes diferenças e… haverá uma escolha certa?! 30 de Outubro, 2025