Trepadores, sprinters, ciclistas para fugas… Na Aviludo-Louletano-Loulé Concelho o plantel de dez ciclistas tem um pouco de tudo no que a características diz respeito. Objetivo: manter a génese da equipa: atacar em todos os terrenos.

PUB
Orbea Genius Dealers

No entanto, e como diz o ditado, o bom filho a casa torna e o destaque vai, inevitavelmente, para o regresso do homem que tanto sucesso deu aos algarvios em anos recentes: Vicente García de Mateos.

Lutou pela Volta a Portugal, fechou pódio, ganhou etapas, ganhou camisola dos pontos. Em 2021 rumou ao Feirense, estando algo desaparecido na Volta, mas somando uma vitória no Grande Prémio Jornal de Notícias.

O diretor desportivo Jorge Piedade ficou satisfeito por este regresso, esperando que o espanhol possa concluir o projeto que iniciou na equipa algarvia: vencer a Volta a Portugal. Nunca foi segredo que, mesmo não tendo as mesmas armas da W52-FC Porto e da agora Glassdrive/Q8/Anicolor, no Louletano muito se acreditou em De Mateos.

Mas não haverá um plano todo centrado no espanhol, afinal Carlos Oyarzún é mais um daqueles ciclistas a mostrar que a idade não pesa tanto nas pernas como noutros tempos. Fez uma boa Volta a Portugal (ficou à porta do top dez) e aos 40 anos terá novamente um papel de destaque no Louletano.

PUB
Specialized Levo

Porém, será inevitável olhar para o jovem argentino Tomas Contte. É um daqueles corredores que não gosta de passar despercebido. Tem um bom sprint, mas não desperdiça a oportunidade de atacar e tem aquela característica que qualquer diretor desportivo aprecia: nunca desiste.

Venceu uma etapa no Grande Prémio Douro Internacional e no JN, depois de já ter conquistado a geral do Abimota. Um ciclista a seguir com atenção em 2022.

E para reforçar o sprint chega o compatriota Nahuel D’Aquila para ocupar a vaga deixada por João Matias, que rumou à Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.

E para que haja equilíbrio entre juventude irreverente e experiência, José Mendes chega à procura das oportunidades que não surgiram na W52-FC Porto, ele que é um bicampeão nacional.

PUB
TrekFest 2024

André Evangelista e Rui Rodrigues são os ciclistas da casa sempre da confiança de Piedade, com o espanhol Jesus Del Pino a manter o seu papel de valioso gregário.

O jovem Filipe Francisco irá continuar a sua evolução no pelotão nacional, naquele que é apenas o segundo ano ao mais alto nível em Portugal.

Aviludo-Louletano-Loulé Concelho: quem fica, entra e sai?

Permanências: André Evangelista (26 anos), Carlos Oyarzún (40), Filipe Francisco (23), Jesus Del Pino (31), Nuno Meireles (30), Rui Rodrigues (30) e Tomás Contte (23).

Entradas: Nahuel D’Aquila (23, Netllar Telecom-Alé), José Mendes (36, W52-FC Porto) e Vicente García de Mateos (33, Antarte-Feirense).

Saídas: David de la Fuente (40), César Paredes (29, JB/Calzado Power/Arroz Zulia), Roniel Campos (28, Deportivo Tachira-JHS), João Matias (30, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Micael Isidoro (39, ABTF-Feirense) e Carlos Ochoa (27, ABTF-Feirense).

Mais info:


Imagens: Agnelo Quelhas/Podium Events

Também vais gostar destes!