“A Specialized Tarmac SL8 apresenta uma combinação de aerodinâmica, leveza e qualidade de construção até agora considerada impossível”. É assim que o próprio fabricante resume aquilo que é a tão esperada nova geração da mais aero das bicicletas de estrada da Specialized.

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Neste lançamento mundial, a Specialized avança ainda que esta Tarmac SL8 é “16,6 segundos mais rápida em 40 km quando comparada com a SL7″, o que é algo fantástico, sem dúvida. E a “culpa” está na forma como desenvolveram a aerodinâmica neste novo modelo…

É referido que o foco esteve na zona da frente da Tarmac SL8, com o novo “nariz” cónico Speed Sniffer e com o novo Cockpit Rapide. Mas o quadro também conta muito, sendo que neste caso tem apenas 685 gramas, sendo o mais leve a “rolar” no World Tour neste momento… 

Há uma melhoria de 33% da relação rigidez-peso em comperação com a SL7. O tubo de direção está mais atrás, com uma forma que gera menor arrasto. O espigão de selim é agora mais estreito e mais aero.

E o já referido cockpit Rapide (disponível nos modelos S-Works) pode reduzir em até quatro watts o arrasto em relação à combinação de avanço e guiador de duas peças da Tarmac que já conhecíamos.

Tudo isto foi alcançado, diz a marca, graças ao método Front Loading Development, que permitiu descobertas revolucionárias na compreensão das formas dos tubos, que na SL8 são herdadas da Aethos, sendo que este modelo é até “6% mais confortável, ‘flutuando’ sobre estradas irregulares e ‘mergulhando’ em curvas com uma sensação suave e equilibrada única no mundo das bicicletas de competição.

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A nova Tarmac SL8 mantém a geometria da geração anterior, incluindo o clearance para pneus de até 32 mm, por exemplo, e a construção do quadro em carbono Fact 12r, que ficou finalizado à 53ª tentativa nos testes.

Quanto a componentes, no site da Specialized encontramos a lista completa de todas estas versões da nova Tarmac SL8, sendo que as topo de gama contam com transmissão eletrónica Shimano Dura-Ace 9200 Di2 (com medidor de potência em ambos os lados) ou Sram Red eTap AXS, e com as rodas Roval Rapide CLX II tubeless-ready:

  • Specialized S-Works Tarmac SL8 Shimano Dura-Ace Di2 – 12.350 euros
  • Specialized S-Works Tarmac SL8 Sram Red eTap AXS – 12.350 euros
  • Quadro S-Works Tarmac SL8 – 5.500 euros
  • Quadro Tarmac SL8 – 4.000 euros
  • Specialized Tarmac SL8 Pro Ultegra Di2 – 7.900 euros
  • Specialized Tarmac SL8 Pro Sram Force eTap AXS – 7.900 euros
  • Specialized Tarmac SL8 Expert – 5.700 euros

 

 

A equipa Specialized responsável pelos testes da nova Tarmac SL8 no túnel de vento.

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Além do vídeo principal acima, eis os muitos vídeos que a Specialized divulgou no seu canal de YouTube no dia de lançamento da nova Tarmac SL8:

Tarmac SL8 x Demi Vollering
TARMAC SL8 | Demi Vollering on Why Aero is Still Everything
Tarmac SL8 x Demi Vollering x Remco Evenepoel
Tarmac SL8 x Remco Evenepoel
TARMAC SL8 | Demi Vollering on SL8’s 685-gram Frame Weight
TARMAC SL8 | Remco Evenepoel on SL8’s 685-gram Frame Weight

Mais info:

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Imagens: Specialized

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