A primeira gama de rodas de estrada da Oquo é agora oficialmente revelada: “com foco na performance, no endurance e também no gravel, isto porque as melhores bicicletas merecem as melhores rodas”, diz a marca.

PUB
Cube Stereo ONE

Depois de no ano passado terem lançado uma gama de rodas para BTT, já se esperava que a marca (propriedade da Orbea) se direcionasse também para o mercado de estrada. E este lançamento apresenta oito opções de rodas, com diferentes preços, em carbono e alumínio.

Estes novos modelos Oquo dividem-se em duas grandes linhas, dependendo um pouco do uso que lhes é dado e das bicicletas a que se destinam. As Road Perfomance são as mais orientadas para a aerodinâmica e menor peso, ao passo que as Road Control apelam mais ao conforto e ao ciclismo de endurance. Também são as ideais para gravel, explica o fabricante.

Rodas de estrada Oquo

Em apresentação virtual, os responsáveis da marca fundamentam a “missão” no fabrico destas novas rodas de estrada. “Por detrás da Oquo estão profissionais inovadores, não conformistas e sonhadores. Pessoas a quem o ciclismo corre nas veias. Paixão, experiência e conhecimento, uma combinação que permite entender que as melhores bicicletas merecem as melhores rodas”.

Largura interna da roda

Nas Road Performance, a largura interna da roda é de 21 mm, o que maximiza as escolhas a nível de pneus. Assim, os ciclistas podem optar por mais conforto, ou por um conjunto mais leve, no caso dos mais trepadores, por exemplo, conferindo uma grande variedade de escolha, refere a marca.

PUB
Beeq

Já as Road Control têm uma largura interna de 25 mm, o que permite montar pneus mais largos, “providenciando ainda mais conforto e aderência para superfícies mais duras ou de gravel.”

Sistema Mini Hook

O Mini-hook Design foi aperfeiçoado pela marca com o objetivo de encontrar uma solução que conjugasse o melhor dos dois “mundos”: hooked e hookless. Desta forma “a segurança e a rigidez aumentam, ajudando ainda no fit entre o pneu e a roda, melhorando a aerodinâmica do conjunto.”

No caso das rodas mais acima nas gamas, como as Road Performance e as Road Control, este sistema mini hook é o melhor equilíbrio em termos de escolha do tipo de pneus, intervalo de pressão e largura. Na prática, o sistema permite montar pneus de 25 a 32 mm, com pressões de 6.5 bar em TLR e 8 bar em TT.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Os raios e diferentes tensões

A tensão que os raios apresentam na roda podem afetar o feeling de condução. Mais tensão significa melhor transferência de potência, enquanto menos tensão equivale a mais controlo e conforto. Através de um misto de montagem à mão e de processos robotizados, a Oquo garante o controlo deste parâmetro na totalidade.

Aerodinâmica e peso

Neste parâmetro a Oquo oferece três opções: 57 mm de perfil, prometendo aerodinâmica; 45 mm, para um “equilíbrio entre o peso e a resitência ao vento”; e as rodas de 35 mm, que são as mais leves e à partida mais resistentes à ação do vento, diz a marca.

Para “garantir a melhor qualidade e o melhor apoio pós venda”, as rodas da nova gama de estrada da Oquo estão equipadas com cubos Zipp Cognition ou ZR1.

As oito rodas novas disponíveis dividem-se três categorias:

LTD

PUB
Giant TCR 2024

As topo de gama, em carbono, com cubo Zipp Cognition e raios Sapim CX-Ray. Preço de 1.999 euros e peso desde 1.290 gramas (RP35 LTD, 1.370 gramas; RP45 LTD, 1.290 gramas; RP57 LTD, 1.520 gramas).

Team

O  nível intermédio que apresenta características semelhantes às LTD, mas com o cubo Zipp ZR1 em substituição do Cognition. Preço de 1.299 euros.

PRO

O modelo de entrada e de alumínio, que equipa cubo Zipp ZR1. Preço de 599 euros.

A personalização, à semelhança do que já acontece nas rodas de BTT também está disponível ao nível de cores predefinidas. Podes ver tudo no site da marca, links abaixo.

Nota também para uma nova roda direcionada às e-bikes, denominada de Power. Esta roda vem complementar a gama de BTT já existente e pretende dar resposta aos modelos de montanha elétricos, que podem já exigir patamares de potência mais elevados. Este modelo vem equipado com cubo DT350 Hybrid e raios Sapim Force.

Por fim, refirir que a Oquo mantém o seu programa de devolução em ativo, o Keep On Rolling, que assume todos os problemas de material com defeitos e que amplia ainda a sua abrangência a acidentes que ocorram durante o uso normal das rodas.

Mais info:

Lê também:

Disrupt The Cycle: como são feitas as rodas de carbono Oquo [com vídeo]

Imagens: Oquo

Também vais gostar destes!