A Oquo, submarca da Orbea na produção de rodas para bicicletas de BTT, abre as portas de uma das suas fábricas e leva-nos a percorrer as fases de conceção das suas rodas de carbono mais exclusivas, que “procuram a perfeição e a inovação no que toca a processos e materiais”.

PUB
Giant TCR 2024

Podemos dividir em três partes este novo vídeo da Oquo: a tecnologia, as instalações e a muito importante fase de testes. A marca demonstra a importância da roda na bicicleta, que no fundo é o ponto de contacto entre o quadro, o ciclista e o terreno.

Todos os intervenientes no processo de construção percebem a importância de uma roda bem construída, explica a Oquo, daí que o processo comece com a escolha dos melhores materiais, que são a base da própria roda.

As instalações, que são autênticos laboratórios, são ambientes recheados de tecnologia para o fabrico de rodas. A marca confirma que só as verdadeiras Oquo são dignas de envergar o logo da marca, não produzindo para outras marcas, e não comprando moldes ou peças a terceiros. É tudo “feito em casa”.

O laboratório simula vários ambientes reais elevados ao extremo, onde as rodas e materiais são levados ao limite. Após esta intensa fase de testes, as rodas passam para o próximo posto: o dos testes no terreno.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Por outro lado, a pegada ecológica é um valor enraizado na marca, que de forma a diminuir o impacto da cadeia de produção concentra num só local as fases de design, construção, testes e logística. Desta forma, também é garantido mais controlo na qualidade do produto.

Vid Persak, Martin Maes, Flo Espiñeira, David Campos e Edgar Carballo são os riders (das equipas apoiadas pela Orbea) que, segundo a marca, “torturam” todo o material, para que mais tarde o utilizador não tenha de se preocupar. Esta equipa de testes inclui atletas de downhill e de XC, sendo que no vídeo podemos confirmar os “maus caminhos” por onde estes senhores passam com as rodas…

Não esqueçamos que a personalização também faz parte da filosofia da Oquo, pois é possível solicitar uma decoração e cores personalizadas para certas partes dos aros, isto dentro de um leque de opções predefinido.

O objetivo da Oquo é ser uma referência no sector da construção de rodas e como missão escolheram “elevar a experiência do ciclista, na competição e sem compromissos”. Mas o melhor mesmo é veres o vídeo…

Mais info:

Lê também…

Rodas de BTT Oquo fornecem Orbea Factory Team

PUB
Giant TCR 2024

Imagens: Oquo

Também vais gostar destes!