A marca de Alicante apresenta hoje a sua nova e renovada Mondraker F-Podium: uma “máquina” concebida para a competição moderna dos exigentes traçados de XC presentes em várias provas mundiais, garantem. Este novo modelo para 2024 apresenta diferenças no design, na geometria e no triângulo traseiro, cuja tecnologia foi totalmente repensada…

PUB
KTM
Neste artigo:
1 Zero Suspension System
2 Resumo de especificações
3 Novo guiador integrado ONOFF
4 Versões e preços

“Faz de ti um vencedor a partir do primeiro momento, do primeiro treino que fizeres com a F-Podium”, é assim introduzida a nova Mondraker F-Podium e, como podes constatar pelo vídeo acima, a competição e o vencer são palavras-chave nesta bicicleta.

A Mondraker entende que aquilo que hoje é o XC é muito diferente de quando a F-Podium se estreou nas maiores provas do mundo (há cerca de cinco anos…) e, como tal, uma bicicleta de XC tem de entregar tudo aquilo que um atleta precisa para vencer, ainda mais nos traçados super técnicos dos dias de hoje…

Zero Suspension System

E um dos aspetos mais relevantes é a atualizada Zero Suspensão System. Este sistema baseia-se num design do triângulo traseiro que foi agora “redesenhado e otimizado para ajudar a criar um desenho minimalista, com o amortecedor traseiro a ficar mais baixo no quadro (que tem menos de 2 kg), sendo este triângulo traseiro mais compacto, com dropout mais curto e escoras também”, explica a Mondraker.

A também recém lançada Mondraker Neat apresenta a mesma filosofia, apesar do amortecedor da F-Podium estar situado mais baixo no quadro. Este amortecedor está também montado de forma diagonal, o que segundo a marca “permite melhor absorção, maior progressividade, leveza e liberta espaço para dois bidons no quadro”.

Alguns de detalhes da Mondraker F-Podium:

  • Quadro: Stealth Air Carbon;
  • Suspensão: 120 mm (frente), 110 mm (atrás)
  • Amortecedor traseiro: 165 x 45 mm Trunnion;
  • Passagem de cabos interna;
  • Clearence de pneus até 2.4″;
  • Escoras assimétricas;
  • Tamanhos de quadro: S, M, L e XL.

PUB
KTM

Novo guiador integrado ONOFF

A nova Mondraker vem equipada com guiadores ONOFF e, no caso da F-Podium R, este é o ONOFF Sulfur 0.2 double butted em alumínio, com 760 mm de largura. A F-Podium RR já equipa com o modelo ONOFF Helium Carbon 0.2 (em carbono) e também com um espigão telescópico ONOFF Pija.

O modelo mais exclusivo, a F-Podium RR SL, é a única que traz de série o novo cockpit integrado da ONOFF, com várias medidas consoante a medida do quadro escolhida. Mas há muitos mais componentes nas diversas versões da bicicleta, como podes constatar resumidamente abaixo e no site da Mondraker.

Versões Mondraker F-Podium 2024

F-Podium RR SL ED2 – 9.499 euros 

PUB
BH GravelX

Amortecedor RockShox SID Luxe TwistLoc Remote; suspensão RockShox SID Luxe Ultimate 3P; transmissão Sram XX SL Eagle AXS T-Type; espigão telescópico RockShox Reverb AXS; pneus Maxxis Rekon Race 29×2.4” EXO.

F-Podium RR ED2 – 6.899 euros

Suspensão Fox 34SC Factory 3P Kashima; amortecor Fox Float SL Factory Kashima; transmissão Sram X01 Eagle; travagem Sram Level Bronze 2P Stealth; espigão telescópico ONOFF Pija; pneus Maxxis Rekon Race 29×2.4” EXO.

F-Podium R ED2 – 5.899 euros

Suspensão Fox 34SC Performance 3P; amortecodor Fox Float SL Performance SV EVO; transmissão Sram GX Eagle; travagem Sram Level Bronze 2P Stealth; espigão telescópico ONOFF Pija; pneus Maxxis Rekon Race 29×2.4” EXO.

PUB
Selle SMP

F-Podium ED2 – 4.299 euros

Suspensão RockShox SID Luxe 3P; amortecedor RockShox SID Luxe 3P Re- mote; transmissão Sram GX Eagle; Travagem Sram Level T; espigão ONOFF Sulfur 0-R; pneus Maxxis Rekon Race 29×2.35” EXO.

Mais info:


Imagens: Mondraker

Também vais gostar destes!