Foram 36 os ciclistas na linha de partida desta prova de XCO masculino nos Jogos Olímpicos de Paris e foi Thomas Pidcock a alcançar o ouro, mais uma vez (também venceu em Tóquio em 2021…), numa corrida que fica mesmo para a história!
O francês Victor Koretzky e o sul-africano Alan Hatherly conquistaram as medalhas de prata e bronze, respetivamente.
🥇🇬🇧 OLYMPIC CHAMPION
Tom Pidcock defends his @Olympics title!#MountainBike #Paris2024 #OlympicCycling #Cycling pic.twitter.com/TRQjI9VXW2
— UCI MTB (@UCI_MTB) July 29, 2024
Pidcock andou sempre no grupo da frente, depois de Riley Amos e Alan Hatherly terem assumidos um pouco as “despesas” iniciais, mas foi no início da terceira volta que inicou a “marcação cerrada” a Mathias Fluckiger, que seguia em primeiro.
That was some race Victor Koretzky 🥈
A performance to be proud of in front of the French crowd 👏#MountainBike #Paris2024 #OlympicCycling #Cycling pic.twitter.com/skLYGJCexN
— UCI MTB (@UCI_MTB) July 29, 2024
A luta era constante pelo posicionamento à entrada de cada zona técnica e isso refletia-se no espetáculo!
South Africa's first ever @Olympics medal in Mountain Bike!
What a result for Alan Hatherly 🥉#MountainBike #Paris2024 #OlympicCycling #Cycling pic.twitter.com/rM0EHoWi4q
— UCI MTB (@UCI_MTB) July 29, 2024
Tom Pidcock atacou logo a seguir, na terceira volta; deixou Mathias Fluckiger para trás e fazendo com que apenas o suíço e Victor Koretzky conseguissem acompanhar o ritmo.
Foi então que o britânico teve um furo, perdeu tempo a substituir a roda da frente e arrancou de novo rumo ao grupo da frente, pois estava agora a 36 segundos de Koretzky. E que recuperação!
Men's Cross-Country Olympic podium 👏
🥇 Tom Pidcock 🇬🇧
🥇 Victor Koretzky 🇫🇷
🥉 Alan Hatherly 🇿🇦#MountainBike #OlympicCycling #Cycling #Paris2024 pic.twitter.com/2X2PRAtb2y— UCI MTB (@UCI_MTB) July 29, 2024
Passou por Luca Braidot, Nino Schurter e Riley Amos, e finalmente colou-se ao lote de atletas da frente, que era composto por Fluckiger, Gaze e Aldridge. Mais um “golpe” e apenas Braidot e Fluckiger seguiram Pidcock na perseguição a Koretzky.
À entrada para a última volta, o “drama” transformou-se em êxito para o britânico. Mal alcançou o francês, Pidcock atacou forte e assumiu a liderança a alta velocidade.
Mas pouco depois Koretzky respondeu, atacou, ganhou ligeira vantagem… Mas o britânico da INEOS Grenadiers não largou, encurtou a desvantagem e à entrada para uma zona técnica recuperou a liderança.
E Koretzky passa para a frente de novo, numa “batalha” fantástica de seguir! E depois vem a polémica: num sector de floresta, Pidcock escolhe a linha da esquerda, passa à frente do francês e corta-lhe o caminho, sendo que este teve de desencaixar um pé para não cair…
Koretzky Perdeu assim segundos preciosos e acabou por ficar com o 2º posto (a apenas nove segundos…) e ver Hatherly chegar logo a seguir, e apenas dois segundos depois.
O veterano e emblemático Nino Schurter terminou a prova na 9ª posição, a 02m22s do vencedor, seguido do espanhol David Valero Serrano, em 10º e a 02m27s.
Mais info:
Crédito da imagem: Twitter/X @UCI_MTB



