“A Specialized Tarmac SL8 apresenta uma combinação de aerodinâmica, leveza e qualidade de construção até agora considerada impossível”. É assim que o próprio fabricante resume aquilo que é a tão esperada nova geração da mais aero das bicicletas de estrada da Specialized.
Neste lançamento mundial, a Specialized avança ainda que esta Tarmac SL8 é “16,6 segundos mais rápida em 40 km quando comparada com a SL7″, o que é algo fantástico, sem dúvida. E a “culpa” está na forma como desenvolveram a aerodinâmica neste novo modelo…

É referido que o foco esteve na zona da frente da Tarmac SL8, com o novo “nariz” cónico Speed Sniffer e com o novo Cockpit Rapide. Mas o quadro também conta muito, sendo que neste caso tem apenas 685 gramas, sendo o mais leve a “rolar” no World Tour neste momento…
Há uma melhoria de 33% da relação rigidez-peso em comperação com a SL7. O tubo de direção está mais atrás, com uma forma que gera menor arrasto. O espigão de selim é agora mais estreito e mais aero.
E o já referido cockpit Rapide (disponível nos modelos S-Works) pode reduzir em até quatro watts o arrasto em relação à combinação de avanço e guiador de duas peças da Tarmac que já conhecíamos.
Tudo isto foi alcançado, diz a marca, graças ao método Front Loading Development, que permitiu descobertas revolucionárias na compreensão das formas dos tubos, que na SL8 são herdadas da Aethos, sendo que este modelo é até “6% mais confortável, ‘flutuando’ sobre estradas irregulares e ‘mergulhando’ em curvas com uma sensação suave e equilibrada única no mundo das bicicletas de competição.
A nova Tarmac SL8 mantém a geometria da geração anterior, incluindo o clearance para pneus de até 32 mm, por exemplo, e a construção do quadro em carbono Fact 12r, que ficou finalizado à 53ª tentativa nos testes.
Quanto a componentes, no site da Specialized encontramos a lista completa de todas estas versões da nova Tarmac SL8, sendo que as topo de gama contam com transmissão eletrónica Shimano Dura-Ace 9200 Di2 (com medidor de potência em ambos os lados) ou Sram Red eTap AXS, e com as rodas Roval Rapide CLX II tubeless-ready:
- Specialized S-Works Tarmac SL8 Shimano Dura-Ace Di2 – 12.350 euros
- Specialized S-Works Tarmac SL8 Sram Red eTap AXS – 12.350 euros
- Quadro S-Works Tarmac SL8 – 5.500 euros
- Quadro Tarmac SL8 – 4.000 euros
- Specialized Tarmac SL8 Pro Ultegra Di2 – 7.900 euros
- Specialized Tarmac SL8 Pro Sram Force eTap AXS – 7.900 euros
- Specialized Tarmac SL8 Expert – 5.700 euros
Além do vídeo principal acima, eis os muitos vídeos que a Specialized divulgou no seu canal de YouTube no dia de lançamento da nova Tarmac SL8:
Mais info:
Lê também:
Imagens: Specialized



















