Qualquer coisa como 85 Nm de binário e a ajuda dos modos inteligentes Tour+ e eMTB, para “ajustar a potência da assistência de acordo com o tipo de terreno e com as características do ciclista”. É deste modo que a marca fala da propulsão das novas Trek Rail para 2023, que têm agora o Bosch Smart System em toda a gama.
De facto, na geração anterior, esta enduro elétrica contava com aquele sistema inteligente da Bosch apenas nas versões topo de gama. Agora, o motor Performance Line CX com os 85 Nm referidos acima está em todas as versões, com os também já referidos modos de assistência Tour+ e eMTB a destacarem-se entre os quatro disponíveis.
A bateria também faz parte do sistema, claro. E como a geometria do quadro é nesta geração a mesma em todas as versões, tenham elas quadro em carbono ou em alumínio, então passa a ser possível ter uma unidade de 750Wh em todas as versões. Há opções desde 500Wh, com a Trek a garantir que a autonoma pode chegar às seis horas (na seleção dos modos mais “contidos” a nível de apoio vindo do motor.
Depois, emparelhando esta enduro elétrica com a app Bosch eBike Flow, é possível personalizar a assistência, monitorizar as métricas das voltas, mapear percursos e navegar, atualizar o sistema via Bluetooth e até receber notificações de manutenção, por exemplo.
Todos os modelos da nova Trek Rail vêm equipados com o sistema de Bateria Integrada Removível (RIB) da marca. Esta bateria pode ser retirada do tubo diagonal, tornando mais fácil e rápido a recarga e o transporte da unidade. Não é preciso usar ferramentas.
As versões Rail 9.8 e 9.9 têm um controlador do sistema Bosch integrado no tubo superior do quadro, estando este emparelhado com o novo mini comando no guiador. Todas as outras versões têm um display LED que mostra a carga da bateria e o modo de assistência selecionado.
Entre as características principais da bicicleta encontramos as mesmas rodas de 29” da gen 3 e os mesmos curso de 150 mm e 160 mm no amortecimento. O quadro em carbono apresenta uma geometria mais alongada, rebaixada e descontraída, muito semelhante ao que vemos na Trek Slash.
Já a seguir encontras a lista com todas as versões desta nova Trek Rail para 2023, mas uma nota especial para a presença do mais potente motor Performance CX Race da Bosch na edição limitada da Trek Rail 9.9 CXR, que custa 13.799 euros:
Trek Rail 9.9 CXR
“O modo Race foi especialmente desenvolvido a pensar nas competições de eBTT e convence pela enérgica e direta assistência à pedalada de 400 %” (Bosch).
Toda a gama:
- Rail 9.9 CXR Gen 4 – 13.799 euros
- Rail 9.9 XX1 AXS Gen 4 – 13.799 euros
- Rail 9.9 XTR Gen 4 – 12.799 euros
- Rail 9.8 XT Gen 4 – 10.299 euros
- Rail 9.8 GX AXS Gen 4 – 9.149 euros
- Rail 9.7 Gen 4 – 7-819 euros
- Rail 9.5 Gen 4 – 6.479 euros
Mais info:
Também vais querer ler…