Ruben Guerreiro conquistou esta sexta-feira a Volta à Arábia Saudita (Saudi Tour), consagrando-se após ter ascendido à liderança da corrida na véspera, com vitória na etapa rainha, e hoje ter garantido a camisola verde, na quinta e última jornada, ganha pelo italiano Simone Consonni (Cofidis).

PUB
TrekFest 2024

Para conquistar a sua primeira prova por etapas, e logo na estreia pela nova equipa, Movistar, Guerreiro concluiu a tirada na 16ª posição, integrado no pelotão. Assim, na classificação geral, o português vence com oito segundos de vantagem na geral para o italiano Davide Formolo (UAE Team Emirates) e nove para o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious).

PUB
Orbea Genius Dealers

O “rei da montanha” do Giro2020 disse estar “muito feliz” e agradeceu à equipa pelo “grande trabalho” feito ao longo da corrida, dizendo que é “muito especial” vencer o Saudi Tour.

“No ciclismo moderno é muito difícil vencer corridas. Vencer na primeira do ano ainda é mais difícil. Obrigado à Movistar, primeiro ano, primeira corrida, primeira vitória. É fantástico”, referiu o “cowboy” de Pegões Velhos.

A derradeira tirada “acabou por ser algo fácil”, segundo o português, porque decorreu sem vento e mesmo o setor de gravilha na parte final “foi bom, com alguns ataques, bom para o entretenimento e alguma emoção”.

“Os últimos quilómetros foram traiçoeiros e técnicos, mas conseguimos estar seguros na frente. Não tive pernas para estar no top 10, ainda tentei ajudar o Max [Kanter], mas havia muitos bons sprinters. Terminar em segurança era a prioridade”, esclareceu o corredor de 28 anos.

PUB
Orbea Genius Dealers

Sobre os objetivos da temporada, Ruben Guerreiro diz que aposta forte no seu primeiro ano na Movistar. “Tenho 28 anos, mas sinto que nasci de novo, sinto que tenho 20. Tive muitas lesões no passado, mas consegui estar aqui. Estou mais forte do que nunca e tenho grandes objetivos”, assumiu.

A última etapa da Volta à Arábia Saudita, uma ligação de 142,9 quilómetros entre a Cidade Velha de AlUla e Maraya, foi ganha por Consonni, com o italiano Matteo Malucelli (Bingoal WB) e o neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Esta é a terceira presença de um português no pódio nas últimas três edições da Volta à Arábia Saudita, depois de Rui Costa, então na UAE Team Emirates, ter sido terceiro em 2020 e 2022 (não houve prova em 2021).

Além do triunfo na geral da Arábia Saudita, Ruben Guerreiro tem quatro vitórias na sua carreira profissional: depois da vitória na quarta etapa da prova saudita, do Campeonato Nacional de fundo em 2017, da nona etapa da Volta a Itália de 2020 – na qual venceu a classificação da montanha – e do Mont Ventoux Dénivelé Challenge em 2022.

O outro português na prova, Ivo Oliveira, também subiu ao pódio, como elemento da melhor equipa na corrida saudita, a UAE Team Emirates, terminando na 68ª posição da geral, a 17:40 minutos do compatriota Ruben Guerreiro.

Classificações completas:

Fotografias: Twitter Saudi Tour e Twitter Movistar Team

Também vais quer ler…

Como treina uma equipa World Tour no inverno? A AG2R Citroën revela pormenores…

Fotografias: Twitter Saudi Tour e Twitter Movistar Team

Também vais gostar destes!