Quando se pensou, em meados de dezembro, que a transferência de Mark Cavendish para a Astana Qazaqstan Team estava confirmada, chegamos a meio de janeiro e o sprinter britânico ainda está desempregado!
Ausente da foto oficial da formação cazaque para a época de 2023, tirada antes das férias de fim de ano, Cavendish começou a parecer cada vez mais longe de se vestir de azul-celeste na próxima temporada.
No entanto, uma fotografia tirada na última sexta-feira, por um jornalista americano, parece indicar que o ex-corredor da Quick-Step Alpha Vinyl temm afinal, mesmo uma ligação à equipa comandada por Alexander Vinokourov.
You tell me what and who this appears to be.
(Photo from a little birdie in Spain) pic.twitter.com/syJciXT6eN
— Caley Fretz (@CaleyFretz) January 13, 2023
Na fotografia, captada durante o estágio da equipa Astana em Espanha, vemos Mark Cavendish a arrumar a sua bagagem num carro daquela equipa, o que significa que o ciclista com mais vitórias (34) em etapas na Volta a França, em igualdade com Eddy Merckx, estará mesmo a caminho formação de Leste. Resta agora aguardar a formalização da transferência…
Recorde-se que os contactos entre Cavendish e Vinokourov foram estabelecidos depois de se conhecer a gravidade dos problemas financeiros que levaram à extinção da equipa com a qual o britânico, de 37 anos, estava em negociações, a B&B Hotels- KTM.
“Liguei-lhe e disse-lhe que se estivesse livre poderíamos conversar. No momento nada foi decidido, temos de chegar a um acordo total. Mas gostaria que ele se juntasse à Astana Qazaqstan. Em 16 anos de história, nunca tivemos grandes velocistas”, disse Vinokourov ao Cyclingnews em meados de dezembro.
A confirmar-se que Cavendish será reforço da Astana Qazaqstan, o ciclista já sabe que não terá um dos seus desejos concretizados. Segundo o Cyclingnews, o britânico quereria a seu lado o treinador que o ajudou a recuperar a melhor forma na sua recente passagem pela agora Soudal Quick-Step. Porém, a formação belga garantiu que Vasilis Anastopoulos não sai.
A chegada de Mark Cavendish seria um excelente reforço para a Astana, que perdeu dois líderes este inverno. Vincenzo Nibali terminou a carreira de corredor profissional e Miguel Angel Lopez foi demitido devido às eventuais ligações a um médico envolvido no tráfico de produtos dopantes.
Também vais querer ler…
Astana Qazaqstan à procura de regressar aos tempos de muitas vitórias
Fotografia: Twitter Caley Fretz



