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Partilha!Tweet Enquanto não a experimentamos num teste mais profundo, eis o que sentimos ao experimentarmos a Scott Solace tanto no modelo de estrada como no de gravel. Máquinas! O mesmo quadro serve de base tanto ao modelo de estrada como ao modelo de gravel. A nova Scott Solace eRIDE 2023 é, na verdade, um verdadeiro “canivete” suíço e a apresentação oficial, evento que decorreu em Massa Vecchia, Itália, teve no GoRide o único meio de comunicação social português a marcar presença.PUB E aqui estão as nossas impressões após termos experimentado a bicicleta e um quadro em carbono HMX que se inspira na Addict e revela uma fantástica polivalência. As diretrizes seguidas pela Scott na conceção da Solace foram as mesmas que guiaram a criação da Lumen, e com um ponto em destaque: total integração de componentes, incluindo a bateria e o motor. Leveza, silêncio, conforto. A escolha da unidade HPE50 fabricada pela TQ faz a diferença: apenas 8 cm de diâmetro, 1,85 kg de peso, e um débito de 50 Nm suportado por uma bateria totalmente integrada no tubo diagonal, com 360Wh. E a possibilidade de usarmos um extensor de bateria numa das grades de bidão e adicionarmos 160 Wh ao conjunto. No pouco tempo que em andámos na bicicleta não conseguimos aferir concretamente se a bateria (e o range extender) permitem mesmo rodar durante as anunciada três horas, ou 90 km. Mas o que pudemos perceber é que a entrada da assistência dá-se de forma muito suave. O desligar do apoio do motor passando os 25 km/hora é algo muito natural e quase impercetível.PUB Nas elétricas de estrada e gravel, é normal que o motor seja colocado na roda traseira; aqui, contudo, não foi esta a opção, pois o motor está na secção do pedaleiro, promovendo um conceito mais integrado, mais clean, com o centro de gravidade mais baixo. Isto transmite sensações de estarmos a andar numa bicicleta “normal” e não numa elétrica. Scott Solace Gravel eRIDE 10 Entre as quatro montagens que existem para o modelo Scott Solace eRIDE 2023 de gravel, tivemos o prazer de andar na apresentação oficial com a versão 10, a topo de gama. PUB Tem 12,5 kg e destaca-se, por integrar, por exemplo, o conjunto de transmissão eletrónico Sram eTap AXS 1×12, com corrente Sram Force e cassete Sram XPLR XG 1251 10-44t (e pedaleiro FSA em carbono 42t). Funcionamento irrepreensível. Os travões Sram não falham, tal como os pneus Schwalbel Pro One 700x50c, que se mostraram muito polivalentes, com boa aderência na terra e pouca resistência no alcatrão. Também as rodas Zipp FireCrest 303 tubeless, em carbono e de alto perfil, se mostram muito confortáveis e a rolar que se fartam! Todos os periféricos nesta versão são providenciados pela Syncros, naturalmente, com destaque para o guiador integrado Creston iC SL X em carbono e para o espigão de selim Syncros Duncan SL Aero. O selim Tofino Regular 1.0 e as grades de bidon com kit ferramentas acoplado também pertencem a esta submarca da Scott dedicada aos periféricos. Scott Solace eRIDE 10 Depois mudámos para outra “maravilha” que partilha o quadro em carbono HMX: a Scott Solace Road, neste caso também na versão topo de gama, a 10, com aproximadamente 11,7 kg. Pneus Schwalbel Pro One Evo TL 700×38 que muito contribuem para um comportamento no alcatrão tipo “comboio”: super estável, com um curvar excecional e um conforto acima da média, parece-nos. Isto como primeiras impressões e enquanto aguardamos pela oportunidade de testar a bicicleta mais “a fundo”, brevemente. PUB Esta versão eRIDE 10 do modelo de estrada da Solace também não “brinca em serviço”: a mesma transmissão eletrónica 2×12, com cassete 34-11t, mas desta vez travões Shimano. O pedaleiro é o FSA 50-34r em carbono, duplo prato; e as rodas são as mesmas que vimos no modelo de gravel, umas Zipp FireCrest 303 em carbono e de alto perfil. Aqui, o cockpit Creston iC SL dá-nos maior projeção que o modelo de gravel, proporcionando uma postura mais “estradista”, mais racing, mais alongada e aerodinâmica. Em suma, o que mais impressiona é este quadro super polivalente, sólido, confortável e eficiente, que aqui tenta criar todo um novo segmento, o das light e-bikes. Assim surge uma bicicleta para várias possibilidades, uma bicicleta elétrica que em tantas situações nos parece uma bicicleta “normal”. A Scott Solace está efetivamente pronta para tudo! Distribuição em Portugal e info: www.jasma.pt Mais info: www.scott-sports.com/pt Também vais querer ler… Exclusivo GoRide: apresentação internacional Scott Solace eRIDE 2023 Imagens: Scott // Markus Greber // Michal Cerveny
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