A BMC está super “ativa” por estes dias! Apresentou recentemente a BMC Kaius, uma bicicleta de gravel que tivemos oportunidade de experimentar no Sea Otter, e de seguida lançou a versão de 2023 da muito esperada BMC Fourstroke, uma BTT que tem na gama agora a LT, um modelo virado para o XC mais técnico, e a “máquina” que Pauline Ferrand-Prévot usou em praticamente todas as provas de XC em que entrou esta temporada. Mas… uma e-bike BMC de BTT, a sério?!

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É um facto: a marca suíça mostrou recentemente ao mundo aquela que é a sua entrada neste segmento. É a BMC Fourstroke AMP LT, uma bicicleta que quase bem parece uma elétrica de tão dessimulados que estão no quadro o motor e a bateria. Nessa integrada praticamente perfeita está a unidade motriz TQ HPR50, um componente que começa a impor-se entre as e-BTTs mais leves do mercado.

Esta novíssima e-bike BMC Fourstroke AMP LT explora, tal como a Fourstroke sem motor, o XC mais agressivo, por assim dizer. Até porque as designações não enganam: por um lado, o AMP (Amplified) significa que se trata de uma elétrica.

Por outro lado, a sigla LT (Long Travel) refere-se ao aumento do cursos de ambas as suspensões. Falamos de 120 mm patente no sistema APS, a mesma arquitetura que encontramos na Fourstroke 2023 sem motor. E, tal como nesse modelo, a arrumação de duas grades de bidon é uma possibilidade.

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O quadro mostra-se com uma geometria bastante compacta: escoras com 435 mm, quase tão curtas como as da Fourstroke LT original, e distância entre eixos de apenas 1.178 mm (no tamanho M), o que promete mais reatividade e mais confiança a descer. O mesmo é potenciado pela direção com um ângulo de 6,5º e um Front-Center de 751 mm (no tamanho M). Tudo como vemos na Fourstroke LT de 2023.

Esta mesma estrutura de quadro permite instalar pneus com até 2,40”, e isto é um dos pontos que mostra que esta AMP LT é um modelo também habilitado para a prática de um trail de montanha mais radical, por assim dizer. Todas as versões da bicicleta contam também com espigão telescópico (com exceção da Three).

Como referido, o motor é o compacto e leve TQ HPR50. A bateria é também minimalista, apesar de não ser amovível; tem capacidade de 360 Wh. O conjunto pesa apenas 3,9 kg.

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No top tube está um display de 2” muito bem integrado no carbono do quadro, algo que permite ao utilizador monitorizar os parâmetros da volta. O comando para alternar entre os vários modos de assistência à pedalada está no guiador, lado esquerdo.

A gama é composta por quatro versões, todas eles com o mesmo binómio motor/bateria, com preços entre 6.899 e 13.999 euros. Todas elas ficam disponíveis entre dezembro deste ano e maio do próximo. É aguardar!

BMC Fourstroke AMP LT LTD (13.999 €)

BMC Fourstroke AMP LT ONE (9.999 €)

BMC Fourstroke AMP LT TWO (7.999 €)

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BMC Fourstroke AMP LT THREE (6.899 €)

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