Pelas fotos e pelo vídeo, esta nova Scott Foil RC 2023 é uma verdadeira “maravilha” sob a forma de bicicleta de estrada… “Aerodinâmica, leveza e conforto? Juntámos as três coisas”. Esta afirmação encabeça as comunicações oficiais da Scott no lançamento desta novidade que normalmente veremos nas mãos dos ciclistas do World Tour…

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E este é mais um grande exemplo de como as marcas estão a tentar aliviar os ciclistas na tarefa de escolher que bicicleta usar em cada situação… “Trepadora” ou aero? Esta nova Scott Foil RC pretende chegar a todas as necessidades e assim também facilitar a decisão do comprador que está indeciso sobre o que levar para casa.

Com a norma UCI modificado no ano passado, a equipa de design e engenharia (os especialistas em aerodinâmica Drag2Zero) tomam a bicicleta, os componentes e o ciclista como um só sistema. E isto dá origem a modelos com um caracter fortemente aero.

A tecnologia F01 Airfoil foi aplicada na bicicleta e a Scott Foil RC levou-a ao limite, por assim dizer: forqueta patenteada pela marca, juntamente com uma direção mais alta, um tubo de selim mais slim e tirantes no triângulo traseiro que formam um ângulo de 10º para forçar a entrada de ar. Mais: pinças de travão e respetivo sistema ocultas… Como se vê, tudo foi estudado até ao mais infímo pormenor…

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Como refere a própria Scott, “o resultado é uma bicicleta que não é apenas a mais rápida que a marca fez até hoje (é m18s mais veloz que a Foil da geração anterior), é também a mais aerodinâmica, mais leve e mais confortável de sempre”.

Foram considerados mais de 300 experiências até se encontrar a melhor composição de carbono que a marca consegue fazer, com uma redução de 30% no número de componentes/peças, isto também em comparação com o modelo do ano passado. O novo quadro pesa apenas 915 gramas, sendo que o peso total anunciado anda pela casa dos 7,22 kg.

Por outro lado, a Syncros, marca de componentes que pertence à Scott, fornece periféricos exclusivos para esta nova Foil RC, como é exemplo o espigão de selim Syncros Duncan SL Aero CFT (construção patentada). Este componente é composto por duas partes, com uma peça frontal em fibra de carbono que flecte e ajuda a minimizar as vibrações que chegam do piso.

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Também o novo guiador Syncros Creston IC SL Aero (desenvolvido no túnel de vento) está em destaque, e principalmente pela integração e pela forma como faz todos os cabos estarem longe da vista. E com um design pensado para trazer comodidade, diz a marca, isto sem se perder rigidez.

A título de curiosidade, refira-se que a Scott Foil RC 2023 permite a instalação de pneus com larguras bastante abrangentes. De origem vem 25 mm à frente e 28 mm atrás, mas o clearance chega aos 30 mm, se necessário.

Assim, e com esta nova bicicleta já nas mãos dos ciclistas da equipa DSM na Volta à França que começou ontem, existem cinco versões diferente da Scott Foil RC 2023:

As listas de especificações destas “bombas” estão todas nos sites oficiais da marca e do importador para Portugal, links abaixo.

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