Há algumas semanas, fizemos maravilhas durante as nossas experiências e voltas com a nova Canyon Spectral 2022. Mais recentemente, a marca alemã “esticou” ainda mais o conceito deste modelo e lançou a Canyon Spectral 125, que encurta o curso da suspensão traseira para 125 mm, abre o ângulo de direção a 64 graus e aponta a bike uma pouco mais ao trail.

PUB
Giant TCR 2024

Logo a seguir, a Canyon teve a amabilidade de nos enviar uma Spectral 125 CF 8, uma das versões mais bem equipadas do quadro em carbono, que pesa 2.500 gramas. E mais uma vez estamos a experienciar grandes momentos com esta bicicleta na montanha, nos saltos, no bike park…

Tanto que, antes da review completa e do vídeo final, deixamos por aqui os quatro pontos que mais nos estão a surpreender aos comandos da Spectral 125. E deixamos também o vídeo acima, um autêntico teaser do que andamos a gravar com esta novidade da Canyon.

1. O quadro ‘refinado’

Uma geometria progressiva e “longa” assente em roda 29, que favorece o rider quando é preciso subir e traz bastante estabilidade a descer e a “arriscar” um pouco mais… Cada mílimetro deste quadro em carbono está desenhado com aprumo, com pormenores de engenharia deliciosos, das cablagens internas ao flip chip que muda a “tendência” da bike.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Basicamente, há duas posições para mudar em 0,5 graus os ângulos do tubo da direção e do tubo do selim, altera a altura do pedaleiro em 8 mm. Isto faz com que possamos aumentar um pouco a distância ao chão quando os obstáculos do terreno assim o requerem, especialmente a subir.

2. Menos curso, muita ‘absorção’

À frente temos a eficaz Foz 36 Performance Elite de 140 mm, sem surpresas, mas atrás o amortecedor Fox Float X Performance reduz o curso para 125 mm apenas, tornando a bicicleta mais ágil.

Um sistema que surpreende pela positiva até agora, combinado com um quadro pensado e desenhado nos pequenos detalhes para a diversão. Vejamos como se comporta ao longo das próximas semanas…

PUB
TrekFest 2024

3.As rodas DT Swiss XM 1700

Não são umas topo de gama de carbono, são sim umas rodas em alumínio que acabam por ser já um “clássico” neste segmento de bicicleta. Porque garantem robustez e rígidez, rolam bem e até nem são pesadas, com cerca de 1.800 gramas no total do conjunto.

Com pneus Maxxis que cumprem a missão, um Dissector 2.4 atrás e um Minion DHRII 3C MaxxTerra EXO à frente, também 2.4.

4. O cockpit ‘afinado’

Se a bicicleta é categoria 4, o conjunto de elementos que compõem a direção é categoria 5 e assente nos componentes G5 da Canyon. Mais concretamente um avanço de apenas 40 mm, para “encurtar” o alcance, e o guiador G5 Riser bar, elevado a 30 mm e com 780 mm de largura.

O que se nota? Controlo máximo e uma estética bastante apurada e em linha com o que já se conhecia da versão de 2022 da Canyon Spectral que experimentámos há pouco tempo.

PUB
KTM

Review completa e vídeo em breve

Entretanto vamos reunindo mais fotos, mais imagens e mais impressões sobre esta Canyon Spectral 125, que começa a ocupar muito bem o seu espaço no catálogo de bicicletas gravity da marca. Há muito mais para contar sobre a bicicleta. E muito mais para saltar e descer!

Mais info:

Também vais quer ler…

Teste GoRide.pt: Canyon Spectral Mullet CF 8 2022 [com vídeos]

Nova Canyon Spectral 125 2022: máxima diversão com curso reduzido

Também vais gostar destes!