Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet A suspensão frontal esconde uma "geometria" que influencia diretamente o comportamento da bicicleta de BTT. Quatro conceitos a ter em conta. Tão simples na aparência e tão complexa na conceção, a suspensão frontal de uma bicicleta de BTT encerra vários “segredos”, dependendo da vertente da modalidade e dependendo do que fazemos com ela.PUB E as medidas são fundamentais, certo? Falamos das dimensões dos vários elementos que fazem parte da construção e design da suspensão, que estão regra geral intimamente ligados à geometria do quadro e que determinam a forma como cada modelo se adapta à finalidade da bicicleta. Quando falamos de uma suspensão frontal, falamos essencialmente destas quatro medidas e/ou características. Suspensão frontal: 4 medidas importantes 1. Ângulo de direção Na realidade, este não é um dado ou medida diretamente relacionado com a suspensão, é mais relacionado com a direção, como o nome indica. Mas vale a pena incluir aqui o ângulo da direção por este ser o ângulo formado pela projeção do tubo de direção com o solo. E mesmo por baixo desses elementos está a suspensão frontal, que ajuda a formar o ângulo. Este dado pode aferir a capacidade para a bicicleta ser mais ou menos estável, com uma direção que fornece uma postura dominante aos comandos.PUB Quanto mais pequeno for este ângulo, mais “esticada” para a frente estará ou será a direção, para que se consiga um maior equilíbrio e mais controlo no comportamento da direção e da bicicleta em si. 2. Curso da suspensão frontal É um dado que à priori vai indicar o grau de absorção/amortecimento que a suspensão proporciona. É o dado mais falado dentro desta temática, com as BTT de XC a terem menos curso frontal (100 a 120 mm) e as gravity a ultrapassarem muitas vezes os 120 mm. E é importante, certamente, também porque o aumento ou diminuição do curso da suspensão frontal está cada vez mais a permitir fazer pequenas modificações na geometria dos quadros. E isto modifica o comportamento da bicicleta.PUB Na gam Scott Spark, por exemplo, temos dois exemplos disso mesmo. Primeiro, o facto de o bloqueio da suspensão em três posições permitir alterar o curso instantaneamente e assim alterar ligeiramente os ângulos da geometria do quadro. Segundo, essa mesma bicicleta é um exemplo de como o mesmo quadro pode ser partilhado por modelos de XC e trail mudando apenas o curso da suspensão frontal entre 100/120 ou 140 mm. Um ou dois centímetros conseguem também fazer variar o ângulo de direção referido acima. 3. Offset ou avanço Outro dado que é muito referido na comperação entre suspensões frontais. Será a diferença entre a extensão da linha que passa pelo tubo de direção e a própria linha traçada pelas barras e/ou elementos verticais de uma suspensão frontal. Esta pequena “discrepância” pode ser criada por diferentes designs das coroas da suspensão frontal ou, por vezes, pelos suportes onde se insere o eixo da roda. Este dado remete-nos para o deslocamento da roda (e toda a suspensão frontal) para a frente sem modificar o quadro. O objetivo é conseguir maiores distâncias entre eixos sem termos de aumentar ou diminuir o ângulo de direção, o que acabaria por reduzir a maneabilidade da bicicleta. Ou sem termos de mexer no próprio quadro (aumentando o reach e/ou front center), o que significaria ter um quadro maior e mais desconfortável de manusear. 4. Trail Esta medida está relacionada com o ângulo de direção e o offset, e será a medida que determina a distância entre a projeção vertical ao solo do eixo da roda frontal, em relação à projeção também até ao solo da linha que passa pela direção.PUB Se o trail é amplo, a estabilidade em terreno plano e a altas velocidades é maior, diminuindo outros aspetos como a maneabilidade, por exemplo. Naturalmente, esta medida influencia o offset e o ângulo da direção. Também vais querer ler… Pressão dos pneus no BTT: 5 informações importantes Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.
Em destaque “Os meus companheiros confiaram em mim para a vitória” O jovem corredor português da UAE Emirates disse estar "muito feliz" pela vitória na segunda etapa da Volta às Astúrias, também a sua ... Por GoRideHá 3 dias
Destaque Estivemos no Giant Road Camp 2024 (e com a nova Giant TCR!) [com vídeos] Dois dias na ilha de Maiorca (com muito vento!) foram a 'aventura' ideal para experimentarmos a nova Giant TCR. Mas houve mais 'ação'! Por Rafael Prazeres20 de Abril, 2024
Acessórios Novo radar com luz traseira Trek CarBack [com vídeo] Radar com 240 metros de alcance à retaguarda e visibilidade da luz a 2 km, garante a Trek. Por GoRide19 de Abril, 2024
Ciclismo Nacional António Morgado: o ‘Bigode Voador Português’ [com vídeos] António Morgado é a estrela em ascensão no ciclismo português. Aqui está um resumo do percurso do ciclista luso até agora. Por GoRide1 de Abril, 2024
Em destaque INEOS com equipa jovem de combate na Flandres Magnus Sheffield e Ben Turner serão líderes da equipa britânica na Volta a Flandres, a que se juntam Connor Swift e Ben Swift, ... Por GoRide30 de Março, 2024
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023