Škoda Titan Desert Morocco 2024: Sanchez vence 4ª etapa e alarga vantagem. Kortekaas reforça a liderança… Há 9 horas
Novo capacete Polisport Sport-Flow: em busca de estilo e funcionalidade no BTT [com vídeo] Há 12 horas
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet Um ex-profissional de motociclismo exige uma bicicleta à altura das suas capacidades, certo? Marco Melandri foi um profissional de motociclismo que se destacou ao longo do tempo pelso seus feitos nas pistas, principalmente a conquista do Campeonato do Mundo de motociclismo na categoria de 250 cc lá por volta do ano de 2002… Mas hoje a sua “máquina” parece ser outra: a e-BTT Husqvarna Hard Cross!PUB Olhemos um pouco para trás para percebermos porquê. Em 2019, após uma carreira de grandes êxitos, Melandri decidiu retirar-se. Aos poucos, seduzido pelas emoções geradas pelas e-bikes mais “radicais”, o ex-corredor andava com uma e-BTT da Ducati, fabricada pela marca italiana Thok. Contudo, nesse mesmo ano passou a estar aos comandos de uma Husqvarna, na qual participou no circuito de enduro EWS-E, sendo que, em Setembro último, acabou por alcançar a vitória na categoria Master 35 na etapa Finale Figure, em Itália. A Husqvarna é conhecida pelas suas motos (fabrico desde 1903!), especialmente pelos modelos todo o terreno. No mundo das e-bikes, apesar de ter modelos de estrada, é nas e-BTT que a marca mais aposta. Assim, a bike de Marco Melandri é o modelo mais dirigido ao enduro no catálogo deste fabricante. Trata-se da Husqvarna Hard Cross. Vejamos alguns pormenores… PUB A Husqvarna Hard Cross de Marco Melandri A Husqvarna Hard Cross que utiliza Marco é como que a “mistura” de dois modelos diferentes na oferta da marca: por um lado, baseia-se no quadro da Hard Cross 8 (em alumínio 6061) e recorre ao grupo de transmissão Shimano XT. Por outro lado, o conjunto de suspensões é aquele que encontramos noutro modelo, na Husqvarna Hard Cross 9: uma dupla Factory da Fox (suspensão frontal 38 e um amortecedor X2). No vídeo de Melandri que podes ver mais acima neste artigo vê-se que o piloto anda com uma Hard Cross 8 equipada com um set de suspensões Fox nas versões Performance. Mas em competição o modelo utilizado por ele é o que vemos nas imagens.PUB Em várias etapas do circuito EWS-E (na etapa de Crans-Montana, na Suíça, por exemplo), foi possível constatar que a montagem que Melandri usou apresentava um amortecedor Öhlins TTX22, o que nos leva também a crer que a equipa instala componentes diferentes em função das exigências de cada percurso e prova… O mesmo acontece com os restantes componentes, que acabam por ser um pouco “vitaminados” ao gosto de Melandri. O sistema de travagem é um conjunto Saint de quatro pistons da Shimano (o modelo de série inclui um conjunto XT também com quatro pistons), com discos Galfer Disc Wave de 203 mm. Há um guarda-lamas muito compacto à frente que mostra o carismático dorsal 33 de Melandri e um “H” referente à marca Husqvarna, sendo que o guiador instalado tem 750 mm, uma largura adotada por muitos pilotos de enduro e XC e que foge um pouco às “modas” do momento. Mas a principal diferença entre a montagem da Hard Cross que vem de série e aquela que é usada por Melandri está na roda da frente, que é de 29”, ao passo que de série a bike conta com roda de 27,5” à frente. Assim, a Hard Cross de Melandri converte-se numa versão Mullet, algo que pode muito bem passar a acontecer também no catálogo da marca muito em breve, dizemos nós… Até porque o modelo Husqvrana Mountain Cross já permite fazer esta seleção.PUB Conjunto motor-bateria Shimano EP8 A motorização escolhida foi a que vemos nos modelos de origem: o conjunto Shimano Steps EP8 (85 Nm), alimentado por uma bateria com 630 Wh de capacidade. O pilto italiano, que decerto chegou ao mundo do enduro e das e-BTT para ficar durante muito tempo, tem assim a possibilidade de escolher entre dez níveis de assistência à pedalada, cinco níveis de assistência ao arranque e a capacidade máxima de binário nos três modos de funcionamento do motor. Mais info: www.husqvarna-bicycles.com Vídeo oficial da Husqvarna Hard Cross 8: Hard Cross 8 | 2021 | Husqvarna E-BicyclesWatch this video on YouTube Também vais querer ler… Bikes dos ‘prós’: MMR Adrenaline Aero 2022, a ‘arma’ da equipa espanhola Caja Rural-Seguros RGA
Bikes Decatlhon LD 920E: a e-bike urbana com mudanças automáticas [com video] Uma e-bike urbana com mudanças automáticas e que traz a promessa de descomplicar as deslocações na cidade. Fica a conhecer a LD 920E. Por GoRideHá 4 horas
Acessórios Novo capacete Polisport Sport-Flow: em busca de estilo e funcionalidade no BTT [com vídeo] O novo capacete de BTT Polisport Sport-Flow é a aposta na da marca para dar respostas às necessidades dos ciclistas. Sabe mais aqui. Por GoRideHá 12 horas
Bikes Nova Cervélo Áspero 2025: por um gravel mais rápido! As várias versões da nova Cervélo Áspero aliam a performance que já conhecemos a conjuntos de componentes atualizados. Fica a conhecê-las! Por GoRideHá 2 dias
Bike Check Bike Check: Coluer Aero Code 7.8 LTD A gama Aero Code apresenta uma bicicletas Coluer mais 'competitiva'. Fica a conhecer a versão Coluer Aero Code 7.8 LTD, a mais exclusiva ... Por GoRideHá 3 dias
Componentes Novo pneu Hutchinson Blackbird: promessa de mais performance e velocidade [com vídeo] A marca fala de um aumento de até 4.000 km na vida útil neste pneu Hutchinson Blackbird, que chega com versões para câmara ... Por GoRideHá 4 dias
Škoda Titan Desert Morocco 2024: Sanchez vence 4ª etapa e alarga vantagem. Kortekaas reforça a liderança… Há 9 horas
Novo capacete Polisport Sport-Flow: em busca de estilo e funcionalidade no BTT [com vídeo] Há 12 horas
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023