Mondraker Arid Carbon Unlimited Eclipse: um quadro de gravel para desafiar limites? [com vídeo] Há 7 dias
Nova Specialized Diverge 4, a gravel que está pronta para as ‘fugas’ de aventura! [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Partilha!X O GoRide.pt esteve entre os mais de 700 participantes no Douro Granfondo 2021: o percurso, de 142 kms e 2.200 D+, foi o menos exigente de sempre na prova! A organização, 5 estrelas! A edição de 2021 do Douro Granfondo realizou-se no dia 10 de Outubro com a participação de mais de 2.000 ciclistas, portugueses e estrangeiros, celebrando o regresso deste evento com a chancela organizativa da empresa BikeService. Este é certamente um dos mais prestigiados de todos os Granfondos do nosso país.PUB O ‘Douro’ regressou após adiamento da edição de 2020 devido à pandemia e como é tradição teve partida e chegada no Peso da Régua (centro nevrálgico de todas as operações). O percurso, desenhado pela região do Alto Douro Vinhateiro, de 142 kms de extensão e 2.200 metros de desnível acumulado, foi o menos exigente de sempre do ‘Douro’, por ter sido alterado do original de 2020 (edição adiada). O GoRide.pt esteve entre os mais de 700 concorrentes do Douro Granfondo que arrancaram pelas 9h00 de uma manhã soalheira e amena de outono (também a data do evento teve de ser transferida do tradicional mês de maio devido ao Covid-19) pela esplendorosa marginal do Douro (N222), da Régua em direção ao Pinhão, por terreno plano. Velocidade, como sempre, elevadíssima, do pelotão imenso e serpenteante: em 37 minutos fez-se 24 km, à média de 38 km/h, nas ‘costas’ do grupo da dianteira, antes de se atacar a primeira subida do categorizada (2.ª), São João da Pesqueira, conhecida de outras edições. PUB Logo nas primeiras centenas de metros, necessidade de adequar o andamento às capacidades físicas. Pela frente, 14 km a uma inclinação média de 4,2%. Os homens da frente esticaram o pelotão gigantesco pela vertente da serrania – pareciam motas! Para nós foram 40 minutos de controlo do ímpeto, com o pensamento projetado para o (muito) que faltava. 264 W de potência, 155 pulsações por minuto (ppm) e 22 km/h, todos valores médios. No topo estavam cumpridos 40 km. Respirar um pouco, aliviar a tensão muscular, se o andamento do nosso grupeto deixasse… Seguiu-se a ligação em relevo ondulado até ao início da segunda (e última) contagem de montanha (2.ª cat.). O ritmo cardíaco não baixou muito, a potência média idem, acumulando-se o desgaste e aí estava a subida de Penedono: 13 km a 3,5%, difere essencialmente da primeira (S. João da Pesqueira) por ser entrecortada por dois quilómetros intermédios planos (7 e 8) – feita em patamares, entenda-se. PUB Pedalando a 242 W médios e 151 ppm completámos a subida em 31.45 minutos (23,3 km/h), atingindo os 82 km do traçado. Já não faltava tudo, mas as dificuldades não se esgotavam aí. Após uma curta descida – para baixar o pulso –, entrou-se em nova ascensão, igualmente curta, mas mais inclinada, coincidente com o ponto de maior altitude do Granfondo. Aqui, atingimos alguns dos valores mais elevados de esforço nesse dia: 300 W em 4.30 minutos e um máximo de 163 ppm. Fora de forma, claramente! No que restou do percurso, ‘parte pernas’ do km 96 ao 112, com dois topos entre 1 e 2,5 quilómetros com uma inclinação importante, a superar os 8-9%. Foram os últimos grandes esforços, para nos mantermos no grupo até à descida da Desejosa, com 8 km e forte declive, além de altamente técnica (incluindo passagens em pavé), a requerer abordagem cautelosa. No final daquela, voltou-se à altitude mínima da prova, nas margens do Douro, para o que resta deste Granfondo: 22 km plano de regresso ao ponto de partida, Peso da Régua, para fechar o desafio em 4:20 horas, a uma média de 32,8 km/h. Potência média: 204 W; Ritmo cardíaco médio: 142 ppm. Mais info: dourogranfondo.com
Ciclocrosse Van Aert: ‘Tranquilizem-se: vou fazer ciclocrosse’ O belga confirmou que não vai abdicar de uma das suas disciplinas favoritas, depois de ter vindo a participar em crosses cada vez ... Há 10 horas
Estrada Percurso do Giro da Lombardia revelado: ‘penta’ para Pogacar? Um percurso perfeito para um ‘tal’ Tadej Pogacar (UAE Emirates), vencedor em 2021 e 2023 neste mesmo trajeto. Há 12 horas
Notícias 5 grandes novidades na plataforma Zwift para a época 2025/26 Plataforma Zwift introduz mais compatibilidade com rolos, novos eventos, equipamentos e muito mais. O ciclismo virtual indoor está cada vez melhor? Há 14 horas
Notícias Levo Experience Days 2025 permitem experimentar a Specialized Turbo Levo 4 A 27 e 28 de setembro, a Specialized permitirá aos inscritos experimentarem a nova Specialized Turbo Levo 4. Aproveita! Há 18 horas
Estrada Mundiais do Ruanda: “Não tenho corredores para seguir Pogacar…” O selecionador francês Thomas Voeckler revelou a lista de corredores para disputar o título mundial em Kigali, com uma certeza... Há 1 dia
Mondraker Arid Carbon Unlimited Eclipse: um quadro de gravel para desafiar limites? [com vídeo] Há 7 dias
Nova Specialized Diverge 4, a gravel que está pronta para as ‘fugas’ de aventura! [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024