De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Partilha!X Andar por trilhos enlameados pode ser muito divertido: espreita estes conselhos de 'condução' e de preparação da bike. Chegou a altura do ano em que fazer BTT é sinónimo de termos de “combater” a lama ao mais alto nível! É inevitável… Mas quem disse que os trilhos mais enlameadas não podem significar diversão? Até porque não deve ser a chuva e os caminhos com lama a impedir-nos de dar uma volta com amigos ou de treinar como é normal ao longo da semana…PUB O segredo está em preparar a bike (bem como “tratar” dela a seguir…), ter uma atitude positiva quando chega a chuva e aprender a “curtir” os trilhos com mais lama. Até porque estes também ajudam a melhorar a técnica. Aqui ficam então algumas dicas rápidas para passares a ver a lama com outros olhos na prática do BTT. 1. Preparação Por vezes não sabemos ao certo se os caminhos para onde vamos estão ou não com lama e/ou poças de água. É arriscar sem medos! Na via da dúvida, prepara a bicicleta para enfrentar estes cenários e para “combater” a lama. Em primeiro lugar, mantém todos os componentes em condições e bem lubricados. De preferência, e se possível, com produtos próprios para esta altura do ano e pensados para uma ação na presença de água, areia, terra e lama. Para a corrente, por exemplo, há lubrificantes muito bons para tal. Por outro lado, ter os pneus certos é fundamental. Nesta altura devemos preferir pneus com mais tração, não só a pensar na lama como também nos terrenos mais escorregadios por influência da chuva. Também será bom baixarmos um pouco a pressão dos pneus.PUB Ter um par de rodas extra só para o Inverno é boa ideia, se conseguires. Assim podes ter cada par com os pneus adequados à altura do ano sem teres de estar sempre a trocar os pneus. Sim, sabemos que isto implica termos de ter também uma cassete extra… Guarda lamas? Na nossa opinião, sim, desde que possam ser retirados quando regressar o bom tempo. Um dos modelos de guarda-lamas S-Mud da Polisport. Quanto às supensões, precisarão de mais manutenção, tal como os travões. Mas antes disso porque não colocá-las um pouco mais firmes? Isto porque haverá mais situações em que a suspensão irá mais abaixo, fruto da lama, o que pode fazer com que as rodas “fujam”. No conjunto pedal-sapato, já sabemos que a lama torna mais difícil o normal funcionamento do encaixe. Tentemos colocar os pés no chão o menos possível; a partir do momento em que tal acontece, é libertar o pedal de lama em excesso (e ter uns sapatos que agarrem melhor no chão enlameado, já agora). PUB 2. Analisar os trilhos Sabemos que não é prática comum no XC, sim, mas no downhill ou no enduro nem por isso, principalmente quando há trilhos com saltos e drops que merecem uma olhada antes de nos metermos neles… Com chuva e lama, espreita os trilhos com antecedência, se possível. Estes podem estar diferentes, menos estáveis e mais moles. As poças de água podem ser mais profundas do que aparentam e lá por baixo podem estar pedras, ramos e outros obstáculos ocultos. Para evitar quedas e contratempos mecânicos, seguir os rastos de roda já existentes é sempre uma boa ideia. Ou então arrisca e vai “a fundo”! Aí já sabes é que podes ter uma “surpresa”… 3. Entrar ‘forte’ No “ataque” aos trilhos com lama, tenta entrar com determinação e com uma boa cadência, até porque se entrares com velocidade e potência a mais ou a menos poderás perder o controlo ou ter de desmontar. A bicicleta regae sempre ao piso, pelo que terás de puxar pela técnica mais do que o habitual: mover o corpo em contrapeso para reforçar o equilíbrio, descontrair ao máximo e estar sempre pronto para dar pedal e sair tão forte como entraste no trilho. A subir, tenta colocar o peso mais sobre a roda traseira para que esta não perca tração. Sentado, claro. A descer, por vezes não é bom travar em demasia: prefere o travão de trás e trava suavemente e em pequenos toques, para que a roda não esbarre.PUB Se tens uma e-bike, tudo isto é válido. Mas lembra-te que o motor pode ser uma grande aliado. A descer e a rolar, dar um “cheirinho” com o modo Turbo pode ajudar a passar secções de lama sem qualquer problema. A subir, por outro lado, o modo Eco pode dar à roda e à bike a potência certa para não perdermos tração. A bicicleta depois faz o resto. 4. A lavagem… Não há desculpas para não lavarmos a bicicleta depois de uma volta mais enlameada! Tens de tirar a lama de forma atenta e exaustiva, já que se trata dos maiores “inimigos” do bom funcionamento dos componentes. Evitando a lavagem de alta pressão, usa a mangueira para tirares o máximo de barro possível antes de meteres mãos à obra com a escova e com a esponja. Todo o cuidado é pouco, atenção para não riscares a pintura… Normalmente não recomendamos lavagem com mangueira diretamente, mas em situações de lama em excesso não haverá problema. É só para tirar “o maior”, pelo que deves ter o cuidado de não apontar o jacto com demasiada intensidade para as partes mais “sensíveis” da bike. Verifica bem todos os pontos antes de terminares, pois a lama consegue instalar-se em todo o lado, como bem sabes. Usa uma escova com pelo um pouco mais comprido, se for necessário. Por fim, é importante que utilizes um pano seco e que não liberte pelos para limpares e enxaguares bem a bike, especialmente as partes metálicas que possam sofrer com oxidação. E até ao próximo lamaçal! A bike que utilizámos para a criação deste artigo é a GT Force GT-E Amp que estamos neste momentos a testar, tal como acontece com alguns produtos emprestados pela Bike Comp: pedais Burget MK4, óculos HILX Youngblood e sapatos Ride Concepts Livewire.
| Destaque Volta a Espanha 2025: Notícias recentes + Guia completo [com vídeos] Neste artigo estão todas as notícias que publicamos diariamente sobre a Volta a Espanha 2025. Vê aqui também o perfil das etapas, as ... Há 11 horas
Notícias Algarve Bike Challenge 2026 já tem datas marcadas! Edição deste ano do evento de BTT algarvio abre inscrições já no próximo dia 25 de agosto. Há 3 dias
Especiais Escolher uma bicicleta nova: 5 ideias a ter em conta! Escolher uma bicicleta nova no final da época? Fácil! Há muitos cuidados a ter, estes são apenas alguns dos aspetos a ponderar antes ... 12 de Agosto, 2025
Especiais Pedalar com calor extremo: informações e dicas úteis Algumas informações e dicas úteis para quem ainda assim sai de casa para pedalar com calor extremo. Se vais continuar a treinar ciclismo ... 11 de Agosto, 2025
Entrevistas O ‘fechar de ciclo’ de David Valero, o grande campeão espanhol de XCO [com vídeo] A entrevista que o atleta olímpico espanhol da BH Coloma Team deu antes de se sagrar campeão de Espanha de XCO pela 10ª ... 9 de Agosto, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024