Depois do lançamento oficial há alguns dias, a Canyon teve a amabilidade de nos enviar para testes a bicicleta de BTT com que se estreia na vertente denominada de downcountry, por assim dizer: é a Canyon Lux Trail CF 2022 e podes ficar a saber mais no artigo inicial em que apresentamos todas as características deste modelo.

PUB
Lubrificante PEATYS

E não negamos que nos temos divertido mesmo muito com esta nova bike, que está a surprender especialmente em termos de performance a subir e a descer trilhos técnicos…

Nova Canyon Lux Trail CF 2022: o downcountry chega à Canyon

Nesse sentido, e sob a forma de “aperitivo” para a review completa (e para vo vídeo que chega em breve aqui ao GoRide.pt, deixamos-te quatro pontos que nos parecem estar em destaque na Canyon Lux Trail CF 7, o modelo que andamos a experimentar.

1. A funcionalidade (a descer!)

As diferenças de geometria e equipamento face à sua “irmã” quase gémea, o modelo de XC “normal” Canyon Lux CF 7, são escassas, mas abrem novos horizontes de utilização: nos trilhos em que a Lux CF 7 tem de “abrandar”, por assim dizer, esta Trail consegue passar “a voar”.

Em especial nas descidas mais técnicas, nas quais apresenta um nível de segurança extra. Isto sem descurar as capacidades XC que é suposto existirem nas bikes deste segmento.

PUB
Specialized Aethos

Exemplos mais flagrantes das diferenças entre as duas bicicletas, uma de XC (cross country) e DC (down country):

Canyon Lux Trail CF7 (no tamanho M):

  • Cursos das suspensões: 120 mm (à frente) e 110 mm (atrás)
  • Ângulo de direção: 67,5º
  • Ângulo de selim: 74,5º
  • Escoras: 435 mm
  • Distância entre eixos: 1.176 mm
  • Reach: 460 mm
  • Pneus: 29” x 2,40” e 29” x 2,35”
  • Guiador: 760 mm
  • Espigão telescópico: curso de 100 mm
  • Peso: 11,7 kg

Canyon Lux CF7 (no tamanho M):

  • Cursos das suspensões: 100 mm à frente e atrás
  • Ângulo de direção: 69,5º
  • Ângulo de selim: 74º
  • Escoras: 435 mm
  • Distância entre eixos: 1.129 mm
  • Reach: 430 mm
  • Pneus: 29” x 2,35” e 29” x 2,25”
  • Guiador: 740 mm
  • Espigão telescópico: curso de 60 mm
  • Peso: 11,94 kg

2. O nível de equipamento e componentes

Este não é o modelo mais bem equipado da gama, mas, ainda assim, está mas do que à altura das exigências dos praticantes de BTT, XC e DC mais ativos, arriscamos dizer.

A transmissão XT da Shimano revela-se eficaz e os travões, na mesma gama, acompanham bem. A suspensão Fox Step Cast é a 34 e, tal como o amortecedor traseiro, não trazem limitações.

Vários periféricos são da Race Face e as rodas são umas DT Swiss, que dão a esta Lux Trail uma ligeiro “aroma” a competição… Uma montagem equilibrada e um quadro que consegue ter espaço para duas grades e os respetivos bidons.

3. O peso

Observa-se que este modelo de DC (11,7 kg), mesmo com alguns componentes mais “avantajados” face à versão XC (11,94 kg), é mais leve. E isso diz muito, certo? A explicação é que vários componentes foram atualizados para versões mais leves, o que favorece o “pacote” global (e també faz aumentar o preço…).

4. ‘Pormenores’…

Falamos dos pontos que quase passam despercebidos, mas que firmam a política de desenvolvimento da marca.

Exemplos: o sistema extração do eixo traseio ( a Flip and Turn Lever), as proteções do quadro (Impact Protection Unit) para que o guiador não atinja o quadro nas viragens extremas, e a guia de corrente minimalista e eficaz.

Review completa e vídeo em breve!

Por enquanto é isto, mas em breve podes contar com as nossas impressões completas sobre a nova Canyon Lux Trail CF7. E não penses que são só coisas boas, pois existe sempre um ponto ou outro a precisar de melhoria!

Mais info:

Vídeo oficial da gama Canyon Lux Trail:

Introducing the new Lux Trail | Go Further. Go Faster.

PUB
Polisport R750

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

José Escotto
O nosso responsável pelo GoRide Espanha! Experiência na área do ciclismo (e do desporto em geral) não lhe falta e muito menos entusiasmo quando se trata de divulgar as mais recentes novidades de bicicletas e BTT.

    Também vais gostar destes!

    Mais em Bikes