No próximo fim de semana, o cenário do ciclismo nacional fica mais preenchido com o início da 32ª edição do Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc, isto a juntar às provas finais da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e da Taça de Portugal XCM Credibom.

PUB
Nova Trek Supercaliber

O 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc irá decorrer entre os dias 2 e 10 de setembro, nove dias de competição que se espera intemsa. O percurso estende-se por mais de 1.180 quilómetros e atravessa diversas localidades: Albergaria-a-Velha, Águeda, Valongo, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Porto, Esmoriz, Guimarães e Maia.

Serão 19 equipas, incluindo equipas profissionais portuguesas, formações amadoras sub-23 e três equipas estrangeiras, perfazendo um total de 133 ciclistas.

Etapas do Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc:

  • Dia 2: 1ª etapa : Albergaria-a-Velha – Águeda: 147,7 kms
  • Dia 3: 2ª etapa: Valongo – Valongo: 156,7 kms
  • Dia 4: 3ª etapa: Santo Tirso – Santo Tirso: 7,4 kms (CRI)
  • Dia 5: 4ª etapa: Vila Nova de Gaia – Vila Nova de Gaia: 150,1 kms
  • Dia 6: 5ª etapa: Gondomar – Gondomar: 130,4 kms
  • Dia 7: 6ª etapa: Porto – Esmoriz: 137,1 kms
  • Dia 8: 7ª etapa: Guimarães – Guimarães: 154,8 kms
  • Dia 9: 8ª etapa: Maia – Maia: 161,8 kms
  • Dia 10: 9ª e última etapa: Viana do Castelo – Viana do Castelo: 147,1 kms

Nesta edição, o Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc irá contemplar o 1.º GP JN de Ciclismo Feminino (com a 5.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa) e o 1.º Troféu JN de Paraciclismo, uma prova fechada de 2,2 kms. Ambas as competições estão agendadas para o dia 2 de setembro, em Albergaria-a-Velha, com início às 9h30 e às 14h30, respetivamente.

O 1.º Grande Prémio (GP) de Ciclismo Feminino, correspondente à 5.ª etapa da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, marca o culminar da competição com uma prova de elevada expectativa. A partida está agendada para as 9h30 na Avenida Dr. José Homem de Albuquerque, local que também servirá como meta. As cadetes, masters 50 e 60 enfrentarão três voltas ao percurso de 18,6 kms, totalizando 52 kms. As juniores e masters 30 e 40, por sua vez, encararão quatro voltas, o equivalente a 70,6 kms. As elites e sub-23 enfrentarão um desafio ainda maior, completando cinco voltas e percorrendo 89,2 kms.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

As batalhas mais intensas ocorrem na categoria de elite feminina, onde Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) mantém a liderança com 170 pontos, contudo, Ana Caramelo (Maiatos) vem na sua perseguição. Nas sub-23, Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) lidera com 106 pontos, sendo que nas juniores, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) estão empatadas na liderança com 125 pontos, competindo pelo título. Finalmente, na categoria de cadetes, apenas Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), com 115 pontos, pode aspirar aos 157 pontos da líder e colega Leonor Casimiro.

Já nas elites femininas, o percurso é de 75 kms, sendo que quatro ciclistas ainda estão na corrida para superar os atuais 900 pontos da líder Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova), com Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) a ser a mais próxima, com 810 pontos.

Mais info:

Lê também:

Taça da Europa de BMX decide-se na pista olímpica de Anadia

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo // Facebook Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team

PUB
Cube Stereo ONE

Também vais gostar destes!