O vídeo acima é um dos vídeos oficiais da bicicleta e não engana: esta geração de 2022 da Giant Revolt é possivelmente o modelo de gravel mais “musculado” que alguma vez vimos no catálogo da marca. E por várias razões.

PUB
Mondraker Raze

São essas razões que nos estão a surpreender nesta Giant Revolt Advanced 2 que andamos a testar, a empréstimo da marca. Uma versão com transmissão de prato duplo, quadro em carbono com uma geometria muito em linha com o que a Giant já nos habituou na estrada e um look em tons “escuros” que prima pela descrição e sobriedade.

Podes contar com a review completa a este bicicleta de gravel muito em breve, bem como visitar o site oficial da marca para conferires a lista de especificações. Até lá, espreita estes pontos em destaque:

1. A versatilidade do quadro

Carbono Giant Advanced-Grade e forqueta sob a mesma designação Advanced-Grade Composite. É isto que está em destaque no quadro desta Giant Revolt, mas, na verdade, o que queremos sublinhar é a rigidez que bem se sente nos trilhos.

Por outro lado, as escoras estão neste modelo mais finas e descidas, para absorver melhor impactos e vibrações. Não se portam mal… Temos a sensação que a roda está colocada literalmente debaixo do selim, o que nos transmite uma sensação de tração ótima, principalmente em subida.

PUB
Mondraker Raze

A Giant fala de uma redução de peso na ordem dos 160 gramas em todo o conjunto face ao modelo anterior, e nós acreditamos, sim senhores. Bom quadro!

 2. O dropout com flip chip…

Este ponto está relacionado com o quadro, é certo, mas temos mesmo de falr dele à parte, por assim dizer. Na zona do dropout, em relação direta com o desviador traseiro, esta Giant monta uma espécie de flip chip de duas posições, que altera a distância entre eixos, no fundo.

Objetivo deste ajuste rápido e simples? Permitir ajustar a bicicleta à pedalada de cada rider, basicamente. Mas há mais: esta alteração permite também ajustar o clearance do pneu traseiro, tudo isto com a finalidade de obter o melhor desempenho possível no controlo da bicicleta, dependendo do terreno e do estilo de cada um, claro.

Este flip chip pode ser definido para uma posição longa ou mais curta com a ajuda de uma chave sextavada de 5 mm. Na posição curta, a distância entre eixos é menor (1.026 mm neste tamanho M em teste) e temos folga para pneus de até 42mm. Na posição longa, a mesma distância aumenta 10 mm e conseguimos montar pneus atrás com diâmetro de até 53 mm. O impacto disto na experiência de gravel trazemos-te no teste completo à bike…

3. O conjunto selim + espigão

O selim instalado de origem nesta Giant Revolt Advanced 2 é um Approach nada pesado, confortável, ergonómico. Com abertura prostética e sem ficar atrás de outras ofertas com preço mais alto.

A juntar a isso encontramos um espigão de selim Giant D-Fuse em carbono, numa total integração com os restantes componentes. O parafuso de aperto situa-se no top tube, engenhosamente escondido por uma pequena peça de plástico.

E porque destacamos esta “dupla”? Porque, apesar de o selim ser um componente altamente subjetivo em termos de conforto, performance e preferências pessoais, somos efetivamente sensíveis ao que as marcas enviam de início com cada bicicleta neste quadrante da montagem. Em bicicletas caríssimas, qual o sentido de enviar selins e espigões de gama baixa?! Isso não acontece neste modelo, as opções selecionadas agradam…

Review completa e vídeo em breve!

Os testes estão praticametne concluídos, à base de várias centenas de kms com esta nova gravel da Giant. Além destes três pontos de destaque, podes contar muito em breve com o teste completo e com mais um vídeo com a qualidade GoRide.pt!

Mais info:

Também vais querer ler…

UCI confirma primeiro Mundial de Gravel em outubro

PUB
Canyon Lux WC 2022

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Nuno Granadas
Corre para manter a forma para o BTT e ciclismo. Ou será que é ao contrário? Bem, o que interessa é que este nosso "analisador" de equipamento leva tudo ao limite.

    Também vais gostar destes!

    Mais em Bikes