À medida que o ciclismo virtual ganha mais e mais praticantes, os fabricantes de simuladores aprimoram os seus produtos, otimizando a experiência de jogo, dita jogabilidade. A plataforma Zwift, a mais popular, está empenhada em proporcionar, aos seus utilizadores, o controlo avançado sobre as ações do seu ciclista virtual (avatar).

PUB
Orbea

A funcionalidade mais recente do simulador da Zwift é a possibilidade de mudarmos a trajetória ou a posição na estrada. É algo que atualmente apenas o sistema permite fazer (sem intervenção do utilizador), mas que agora o fabricante passa a ‘autorizar’ ao ciclista na bicicleta estática Wahoo Kickr Bike, uma das mais apreciadas.

A Wahoo Kickr Bike dispõe de diversos botões que, quando foi lançada originalmente, não tinham funcionalidade atribuída, reservando-se, segundo a empresa, a futuros ugrade ao produto. Nas manetes, que são uma reprodução real das convencionais, possuem botões, que agora permitem, no simulador Zwift, alterar a posição do avatar na estrada.

Por exemplo, pressionando o botão direito, o ciclista virtual move-se ligeiramente para esse lado; ao manter o botão pressionado, a mudança de trajetória é mais ampla – e vice-versa, através do botão esquerdo. Deste modo, podemos escolher a melhor posição no pelotão, a trajetória numa viragem ou a roda a seguir.

Esta é uma funcionalidade que abre um mundo de possibilidades, por exemplo, para promover o realismo à vertente off-road no Zwift.

A bicicleta estática da Wahoo não é exclusiva com essa funcionalidade. A Elite, uma das marcas destacadas no mercado de rolos de treino, lançou o Sterzo Smart, suporte para a roda dianteira que deteta o movimento do guiador da bicicleta. A partir de agora, também este pode ser conectado ao Zwift.

PUB
Specialized Recolha em Loja

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!