A Wilier é uma marca de bicicletas italiana que apresenta um ADN competitivo inegável. E também nas suas bicicletas de estrada elétricas teria de notar-se essa mesma vocação, caso contrário não seriam “verdadeiras” Wilier! É o que vemos nesta nova Wilier Filante Hybrid de 2022…

PUB
Cube Stereo ONE

E esta Wilier Filante Hybrid deste ano mostra registos de peso realmente “ridículos” para uma e-bike, ainda mais se olharmos para algumas temporadas atrás… A marca não avança qualquer peso total, mas o quadro (em fibra de carbono, claro) pesa 870 gramas e a forqueta 360 gramas!

O design do quadro tem que se lhe diga. O motor está integrado no cubo da roda traseira, o que dá aos designers e engenheiros uma total liberdade para que possam fabricar quadros que passam completamente despercebidos enquanto de e-bikes… A bateria está integrada no tubo diagonal.

No entanto, a Willier Filante Hybrid não parece apenas uma uma bicicleta de estrada normal: o facto de o pedaleiro estar totalmente liberto das possíveis interferências de um motor faz com que a pedalada (sem assistência) seja totalmente natural, garante a marca.

PUB
Riese & Müller Multitinker

A estética em geral apresenta matizes de um quadro aero e design retilíneo de alguns tubos, embora o triângulo traseiro, com tirantes altos, nos remeta para uma bicicleta mais “trepadora”… Mas a Willier classifica-a como endurance.

O novo motor Mahle X20 mostra números notáveis para uma bicicleta tão leve: o peso total (bateria incluída) registado pela Mahle é de 3,2 kg (a Willier refere 3,3 kg) e o torque anunciado é de 60 Nm.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A bateria de 250 Wh pode ser “extendida” em 185 Wh com uma range extender que se instala na grade de bidon.

Mas também é necessário referir que a própria Willier assegura que a Filante Hybrid com a nova versão do motor X20 da Mahle tem uma melhoria de 8% na poupança de energia (em relação à versão anterior), e isto “graças a uma melhor gestão da bateria e a uma aerodinâmica mais favorável”.

Wilier Filante Hybrid Red eTap AXS com rodas Triestina Carbon.

A gama da Filante Hybrid é composta por seis versões, a começar na mais acessível Ultegra Di2 (9.300 euros) e seguindo para opções em que podemos ir conjugando diferentes transmissões e conjuntos de rodas (alumínio ou carbono).

Wilier Filante Hybrid Dura-Ace Di2 e rodas Triestina Carbon

Exemplo? A fantástica Red eTap ACS (12.500 euros) com rodas em fibra de carbono fabricadas pela própria Willier (Triestina HY-SLR42) e componentes quase de competição…

Mais info:

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!