A muito aguardada 10ª etapa da Volta a Espanha era contrarrelógio individual que podia gerar diferenças significativas na geral. Mas não foi bem assim que aconteceu… Foi um especialista na matéria que venceu, Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers), Reemco conseguiu o 2º melhor tempo (sem fazer as diferenças que desejava…) e João Almeida (UAE Emirates) ficou a 50 segundos do vencedor, 4º lugar, recuperando tempo na geral a quase todos os seus adversários diretos.

PUB
KTM

A cidade da Valladolid recebeu a única etapa de esforço individual desta edição da Vuelta e, embora muito aguardada pelo que poderia proporcionar para a classificação geral, as contas finais não foram “chocantes”.

Filipo Ganna foi o homem mais rápido, “dobrou” quatro ciclistas e perfez os 25,8 kms do traçado praticamente plano em 27m39s, o que dá uma média de velocidade de 56 km/hora.

Reemco Evenepoel (Soudal-QuickStep) era outro grande candidato à vitória da etapa, contudo o campeão do mundo de contrarrelógio ficou-se pelo segundo lugar, gastando mais 16 segundos que o italiano.

Primoz Roglic (Jumbo-Visma) foi o terceiro mais rápido, perdendo apenas 20 segundos para Reemco. Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) fez o quinto melhor tempo, 2 segundos atrás de Almeida.

O atual camisola vermelha e líder da prova Sepp Kuss (Jumbo-Visma) arrancou com um objetivo: manter a liderança! Falava-se de que as diferenças poderiam ultrapassar os dois minutos, mas, no entanto, o ciclista norte-americano defendeu a liderança com o 13º melhor tempo do dia.

PUB
Specialized Levo

Juan Ayuso (UAE Emirates) e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foram dois dos atletas que saíram mais prejudicados, com Ayuso a ser o sétimo melhor tempo, a 1m11s, e Jonas o décimo, a 1m18s. Nota para Nelson Oliveira que fechou top-10 com o mesmo tempo de Vingegaard.

Classificação da etapa 10

Na geral, as contas aproximam-se e os cenários simplificam-se (para alguns): Sepp Kuss mantém-se líder, mas agora com apenas 26 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Marc Soler (UAE Emirates). Em terceiro está o belga Reemco Evenepoel, a 1m09s. João Almeida é agora sexto, a 2m16s.

Classificação Geral

PUB
KTM

Mais info:

Lê também:

Vuelta 2023 – etapa 9: Lennard Kämna ganha em dia de ‘sustos’ na geral [com vídeos]

Imagens: La Vuelta 

 

 

Também vais gostar destes!