A primeira etapa da Vuelta 2023 fica marcada pela chuva, que decidiu comparecer e fazer do percurso sinuoso de 14,8 kms um verdadeiro jogo de sorte… ou azar. Com as equipas da geral a retraírem-se, a Team Dsm-firmenich arriscou na “dose” certa e começa a Volta a Espanha com a primeira etapa ganha.

PUB
Beeq

Num dia que se fez chuvoso e escuro, as equipas arrancaram já tarde… Diga-se que as últimas equipas, principalmente a de Reemco Evenepoel, vencedor da edição de 2022, correu debaixo de chuva e em condições de visibilidade muito reduzidas…

A Team Dom-firmenich partiu sem nada a perder e pela altura em que arrancaram as condições de visibilidade ainda eram suficientes para se arriscar nas perigosas curvas molhadas do circuito.

PUB
TrekFest 2024

No fim, terminam os 14,8 kms em 17m30s. O italiano Lorenzo Milesi (recente campeão do mundo de contrarrelógio sub-23 em Glasgow) é o primeiro a envergar a camisola vermelha, e junta também a camisola da juventude à sua posse.

Em segundo lugar, e muito perto, ficou a equipa da casa: a Movistar. A equipa espanhola fica no segundo posto por milésimos de segundo, deixando a EF Education-Easy Post no terceiro posto da etapa, a seis segundos.

Na geral, Lorenzo Milesi parte amanhã para a segunda etapa como líder da grande volta espanhola, seguido por David Poole e Romain Bardetclaro (Dsm-firmenich).

Dos concorrentes à classificação geral, foi mesmo a equipa da Soudal-Quick Step quem mais retirou vantagem ao terminar na quarta posição, a seis segundos da equipa vencedora.

A Jumbo-Visma teve alguns problemas e redobrou a cautela terminando assim na 11ª posição, a 32 segundos. A mesma tática foi aplicada pela UAE Emirates, que jogou de forma conservadora para o 14º lugar do dia, a 37 segundos.

A Ineos, que apesar de uma queda a meio do traçado (aparentemente sem complicações de maior) ainda consegue alcançar o oitavo lugar, gastando mais 20 segundos que a equipa vencedora.

PUB
KTM

Mais info:

Lê também:

Guia da Vuelta 2023: as equipas, os protagonistas e as etapas

Imagens: La Vuelta Twitter // Twitter Mihai Simion

Também vais gostar destes!