A 75.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana (Volta a Valência) arrancou esta quarta-feira, com cinco dias de intensa competição no programa para determinar o sucessor de Rui Costa, ausente para defender do título.

PUB
Beeq

A primeira etapa, de 166 km, entre Benicássim e Castellón, foi de glória para a ProTeam italiana VF-Bardiani CSF-Faizanè, cujo também transalpino Alessandro Tonelli venceu… de mãos dadas com o seu compatriota e companheiro de equipa Manuele Tarozzi! Uma coisa ao estilo… Jumbo-Visma!

Proveniente da fuga do dia, o duo deu espetáculo nos quilómetros finais, isolando-se na última e principal dificuldade do dia, o Desert de las Palmes (7,7 km a 5,1%) e conseguiu resistir à perseguição do pelotão, que teve uma reação tardia. A Tonelli, o maior sucesso da sua carreira, aos 31 anos, o segundo depois de ter erguido os braços na CRO Race… em 2018.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Antes desta conclusão extraordinária e incomum para uma equipa da segunda divisão numa corrida da categoria Pro (a mais alta), o pelotão brincou demasiado com o fogo. Os sete fugitivos Jetse Bol (Burgos-BH), Inigo Elosegui (Kern Pharma), Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling), Francisco Muñoz (Polti Kometa), Gorka Soarrarain (Caja Rural-Seguros RGA), Manuele Tarozzi e Alessandro Tonelli ainda tinham 8 minutos de vantagem a 60 km da meta!

Uma vantagem que se reduziu a três minutos no sopé do Desert de las Palmes, mas onde, depois, ninguém assumiu a responsabilidade na subida para continuar o trabalho para alcançar os fugitivos.

A Bahrain Victorious tentou colocar Matej Mohoric em fuga, reduzindo o pelotão para cerca de trinta unidades e eliminando os velocistas. Mas já era tarde, e o esloveno, embora tenha disparado como um foguete com o objetivo de fazer a descida como só ele sabe, não conseguiu fechar os dois minutos que o separavam da liderança.

Nada poderia impedir o triunfo da dupla italiana da Bardiani – nem um erro no trajeto no último quilómetro. Na meta, o duo teve 1.09 minutos de vantagem sobre Oier Lazkano (Movistar), que precedeu em 10 segundos um pequeno pelotão liderado por Jonathan Milan (Lidl-Trek).

Alessandro Tonelli, logicamente, é o primeiro líder da classificação geral. Um cenário inesperado a abrir esta semana valenciana!

Classificações:


Créditos da imagem: Volta a la Comunitat Valenciana – VCV

https://twitter.com/VueltaCV/status/1752716939116302456/photo/1

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!