O velocista da BORA-hansgrohe, Sam Bennett, venceu a primeira etapa da Volta a San Juan, na Argentina, após um sprint em pelotão totalmente fracionado, batendo Michael Morkov (Soudal Quick-Step) e Giacomo Nizzolo (Israel-Premier Tech).

PUB
KTM E-Bikes BTT

Foram 143,9 quilómetros com partida e chegada em San Juan. Numa etapa plana, propícia a roladores e a fugas longas, mas também ao controlo da corrida pelas equipas dos principais velocistas, a vitória acabaria, como é comum nestes cenários, por ser disputada ao sprint em pelotão compacto.

PUB
Beeq

 

Após a fuga do dia, numerosa, ter sido eliminada pelas formações da Soudal Quick-Step, TotalEnergies, BORA-hansgrohe e Movistar, a cerca de 20 quilómetros da meta, os comboios dessas equipas começaram formar-se e o pelotão ficou cada vez mais tenso.

Ao entrar na cidade de San Juan, todos queriam estar na frente e uma grande queda ocorreu por volta da 30ª/40ª posições. Nenhum sprinter ou favorito ficou envolvido.

A cinco quilómetros do final, a TotalEnergies, de Peter Sagan, assumiu a liderança, seguida pela Soudal Quick-Step, DSM e BORA-hansgrohe. Ninguém com pretensões à vitória quis revelar-se ou meter-se ao vento demasiado cedo e ainda houve muitos lançadores a 2,5 quilómetros da linha de meta.

PUB
Giant TCR 2024

Então, o campeão mundial Remco Evenepoel entrou ao trabalho para o campeão europeu Fabio Jakobsen, sprinter da equipa Soudal Quick-Step. Os últimos quilómetros foram caóticos, com um separador central da estrada a cortar o pelotão em dois.

Na BORA-hansgrohe, Danny Van Poppel conseguiu pegar na cabeça do pelotão para Sam Bennett e lançou o irlandês na perfeição nos últimos 500 metros, que venceu com autoridade, à frente de Michael Morkov, Giacomo Nizzolo, Danny Van Poppel e Gleb Syritsa (Astana Qazaqstan).

Sam Bennett partirá para a segunda etapa como líder da 39ª Volta a San Juan. Será a mais longa das sete, com 201,1 quilómetros a ligar Valle Fértil a Jáchal.

Uma equipa portuguesa está presente na corrida argentina. A AP Hotels & Resort-Tavira-SCFarense de Vidal Fitas terminou a primeira etapa com Miguel Salgueiro e Alvaro Trueba com o mesmo tempo do vencedor. Delio Fernández, Rúben Simão, Venceslau Fernandes perderam mais de um minuto e Rafael Lourenço mais de cinco.

Classificações completas:

Também vais querer ler…

Tour Down Under: Simon Yates vence última etapa, mas Jay Vine segurou vitória na geral [com vídeo]

PUB
TrekFest 2024

Fotografias: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency/Facebook BORA-hansgrohe

Também vais gostar destes!