O britânico Ethan Vernon da Soudal Quick-Step venceu ao sprint a primeira etapa da Volta à Romandia, assumindo a liderança da geral e desapossando o seu companheiro de equipa Josef Cerny, que envergava a camisola amarela por ter ganho o prólogo na véspera.

PUB
BH GravelX

Hoje, nesta primeira tirada em linha, o jovem velocista de 22 anos foi o mais rápido nos 170,9 quilómetros entre Crissier e Vallée de Joux e somou o quarto triunfo da temporada.

O pódio ficou completo com dois belgas, Thibau Nys (Trek-Segafredo) no segundo lugar e Milan Menten (Lotto Dstny) no terceiro, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) voltou a mostrar-se e a integrar o top 10, terminando no nono lugar após ter lançado o sprint… talvez cedo demais.

Vernon sucedeu ao colega de equipa checo Josef Cerny, agora segundo, com o mesmo tempo, na liderança da geral. O norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma) é terceiro, a um segundo, e Ivo Oliveira décimo, a nove segundos.

PUB
Orbea Genius Dealers

Nelson Oliveira (Movistar) conclui a etapa na 63.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, subiu uma posição na geral, para 11.º, a 10 segundos do líder.

Num dia que deu para tudo, até para o segundo pelotão, que ficara para trás nas subidas, integrando os principais sprinters, se perder nas estradas suíças, o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) abandonou, na sequência de se ter magoado no prólogo após um problema mecânico (partiu o prato do pedaleiro, um incidente incomum). O britânico Mark Cavendish (Astana) também se retirou da corrida.

Amanhã, quinta-feira, a segunda etapa liga Morteau a La Chaux-de-Fonds, na distância de 162,7 quilómetros, com cinco contagens de montanha categorizadas a testarem o pelotão.

Classificações:

  • Procyclingstats.com

Lê também:

Giulio Ciccone positivo para covid com Giro em risco

PUB
Beeq

Imagens: Soudal Quick-Step Twitter

Também vais gostar destes!