O dia de descanso deu lugar à sétima etapa da 84ª edição da Volta a Portugal, etapa essa com chegada no alto da serra do Larouco e com vitória do suíço Colin Stüssi (Team Voarlberg), que junta a etapa à liderança da camisola amarela no final do dia.
Com 162,6 kms de extensão, o traçado de sobe e desce entre Torre de Moncorvo e a serra do Larouco foi o palco ideal para o pelotão da Volta. A fuga é encetada apenas ao km 72, e desta feita com doze ciclistas na sua constituição. César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) era um dos fugitivos que estava na luta pela classificação da montanha.
A subida de Torneiros encurta bastante a distância entre os dois grupos principais da prova, e Delio Fernández (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) acaba por perder o contacto com o pelotão… César Fonte arremata a meta montanha e reforça a liderança da camisola das bolinhas.
A subida final começa encabeçada pela formação da Glassdrive-Q8-Anicolor, que a todo o vapor, mete o pelotão com cerca de 40 elementos em sentido. O que não esperavam era que fosse o próprio elemento da equipa, Artem Nych, o defensor da camisola amarela, a passar um mau bocado na subida de Montalegre, ainda com 4 kms para o fim.
Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), o líder da juventude, entra em ação nesse preciso momento, num esforço imenso de levar o seu líder António Carvalho a ganhar vantagem sobre Nych, que havia descolado. Este grupo da frente com seis ciclistas deu origem a uma discussão ao sprint.
O mais forte foi Colin Stüssi, que fez frente a Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) e a António Carvalho (ABTF Betão-Feirense), segundo e terceiro, respetivamente.
Colin Stüssi chega mesmo ao primeiro lugar da classificação geral, seguido por Artem Nych em segundo, a 28 segundos, e por Luis Ángel Maté no terceiro posto, a 34 segundos.
Os pontos continuam na posse de Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA), a montanha com César Fonte e Afonso Eulálio reforça, e muito, a juventude.

Mais info:

Lê também:

Volta a Portugal – etapa 6: Luís Ángel Maté vence duelo na Guarda

PUB
KTM

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo // Twitter Mihai Simion // Facebook ABTF Betão-Feirense

Também vais gostar destes!