A nona etapa da 79ª edição da Volta a Espanha teve um sabor “agridoce” para a UAE Emirates. Por um lado, o abandono oficial de João Almeida , mas, por outro, a vitória de etapa de Adam Yates, após uma exibição soberba! Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) defende-se… E bem!

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A Volta a Espanha arrancou hoje de Motril e percorreu cerca de 180 quilómetros até Granada. A etapa de hoje era muito aguardada e, derivado à situação imprevista de corrida, sabia-se que os ataques iam acontecer…

Os ataques começam com a primeira movimentação a partir de Wout van Aert (Visma-Lease a Bike). A este, juntam-se mais 25 corredores:

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Jay Vine, Adam Yates, Marc Soler (UAE Team Emirates), Oscar Rodriguez (Ineos Grenadiers), Kasper Asgreen (T-Rex Quick-Step), Patrick Konrad, Mathias Vacek (Lidl-Trek), Quinten Hermans, Xandro Meurisse (Alpecin-Decuninck), Jonas Gregaard (Lotto Dstny), David Gaudu, Stefan Küng (Groupama-FDJ), Darren Rafferty, James Shaw (EF Education-EasyPost), Nelson Oliveira (Movistar), Torstein Træen (Bahrain Victorious), Felix Engelhardt, Chris Harper (Jayco AlUla), Ruben Fernandez, Jesus Herrada, Jonathan Lastra (Cofidis), Pablo Castrillo e Pau Miquel (Kern Pharma).

Mais tarde, e a 90 kms do fim, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) arranca sozinho à procura da frente da corrida na primeira subida do dia, a Puerto de El Purche.

Carapaz recupera os 5 minutos de diferença num ápice. Contudo, na última e derradeira ascensão do dia, Yates ataca a 5 kms do topo e a 58 kms da meta. O que é certo é que o britânico nunca mais foi agarrado e venceu mesmo a nona etapa da Volta a Espanha.

Richard Carapaz termina na segunda posição, a 1m39s de Yates. Enric Mas (Movistar) ainda atacou o pelotão e ganhou cerca de um minuto de vantagem. Infelizmente para o ciclista espanhol, um “quase acidente” invalidou a sua iniciativa.

Depois de absorvido a luta pelo terceiro lugar e respetivas bonificações foi ganha por Ben O’Connor, que se impôs novamente perante o seu adversário mais direto, Primoz Roglic (Red Bull Bora Hansgrohe).

Top-10

Mais info:


Créditos imagens: Javier Lizon / Lusa / EPA

Também vais gostar destes!