Nova reviravolta na Volta à Andaluzia. A edição de 2024 da corrida espanhola, que estava a ser fortemente perturbada pelas manifestações dos agricultores e pela consequente falta de policiamento na prova, foi anulada e não será retomada.

PUB
Giant TCR 2024

Embora os organizadores tenham anunciado uma reprogramação na noite de quarta-feira, com um contrarrelógio nesta sexta e duas etapas em linha sábado e domingo, decidiram, por fim, que as duas últimas não poderiam realizar-se.

“A organização da 70ª edição da Ruta del Sol anuncia que se vê obrigada a suspender as etapas de sábado e domingo devido aos eventos extradesportivos que decorrem na Andaluzia”, informa a organização em comunicado.

PUB
Orbea Genius Dealers

“Após esforços incessantes, as autoridades governamentais não conseguiram prestar a assistência das forças de ordem pública necessária para garantir a segurança da corrida e de todos os seus participantes durante as próximas duas etapas, pelo que só se realiza um contrarrelógio de 4,95 km na sexta-feira na localidade de Alcaudete […] Não se trata apenas de danos económicos e de imagem significativos causados ​​​​à organização da Volta à Andaluzia, mas também de graves danos à imagem do ciclismo andaluz e espanhol”, refere o mesmo comunicado.

PUB
Cube Stereo ONE

Assim, por ter vencido o referido contrarrelógio, o belga Maxim Van Gils (Lotto Dstny), de 24 anos – que acaba de regressar à competição após 25 dias de suspensão após ter agredido um adversário no Critério Japan – impôs-se ao espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), por 9 segundos, e é decretado vencedor da corrida que é apelidada de Ruta del Sol.

Van Gils gastou 8.17 minutos, menos 10 segundos do que  Ayuso e do que o italiano Antonio Tiberi (Bahrain-Victorious), segundo e terceiro, respetivamente.

O português Nelson Oliveira (Movistar) foi 19.º, a 33 segundos, com o seu compatriota e companheiro de equipa Ruben Guerreiro a terminar em 37.º, a 45.


Créditos da imagem: Vuelta a Andalucia Twitter – https://twitter.com/VCANDALUCIA/status/1758127030204301695/photo/1

Também vais gostar destes!