Quando a Alpecin-Fenix subiu ao palco durante a apresentação das equipas do Tour de França na noite de quinta-feira, os corredores surgiram com um novo equipamento roxo e âmbar, em homenagem a Raymond Poulidor, avô do líder da equipa, Mathieu van der Poel.

PUB
TrekFest 2024

A nova indumentária foi apenas para a ocasião e é inspirado no icónico equipamento usado por Poulidor na equipa Mercier nas décadas de 1960 e 1970. Poulidor, que morreu em 2019, terminou no pódio do Tour oito vezes sem vencê-lo, mas a sua humildade e humanismo tornou-o um dos ciclistas mais carismáticos e queridos de França.

O último Tour de Raymond Poulidor foi há 45 anos. Van der Poel faz a sua estreia na corrida em 2021. O jovem corredor holandês e a sua equipa Alpecin-Fenix, marcaram a ocasião com o lançamento do projeto de caridade, MerciPoupou, para homenagear o legado de Poulidor.

“O meu avô reconheceu a minha alegria de pedalar desde cedo e disse sempre que eu e David éramos mais talentosos do que ele. Hoje gostaria que ele pudesse estar lá e vivenciar esse momento junto com a nossa família”, disse Van der Poel.

PUB
Prototype

“Ele sonhava com isso há muito tempo, mas tenho certeza que estará orgulhoso, como sempre foi. Estou muito feliz por poder prestar-lhe esta homenagem, de uma forma tão emocionante e por podermos dizer tudo juntos ‘Merci Poupou'”, acrescentou o corredor.

A camisola não será usada no Tour, mas está disponível ao público, com a receita revertida para uma iniciativa que promove jovens ciclistas.

Imagens: Alpecin-Fenix

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!