Os organizadores da Paris-Roubaix confirmaram a alteração ao percurso que antecede o célebre e temível Trouée d’Arenberg, de forma a reduzir velocidade de entrada dos corredores na longa reta em empedrado, de forma a favorecer as condições de segurança.

PUB
TrekFest 2024

Um desvio antes da entrada no setor foi revelado, mas alguns criticam-no, incluindo o vencedor da edição de 2023 do monumento e principal favorito este ano, Mathieu van der Poel.

“Isto é uma piada?”, escreveu no Twitter, em comentário a um vídeo publicado pelo jornalista da RAI, Stefano Rizzato, que mostra como se processará a alteração ao traçado. Trata-se de um desvio, tipo chicane, no cruzamento que antecede a entrada no famoso setor de cinco estrelas do Inferno do Norte, que se realizado no próximo domingo.

 

PUB
TrekFest 2024

A Associação de Ciclistas Profissionais (CPA), principal sindicato dos corredores, pediu à organização da clássica francesa que encontrasse uma solução para abrandar a velocidade das bicicletas à entrada de Arenberg.

 

PUB
Beeq

“A ideia é criar curvas para desacelerar o pelotão e alongá-lo, um pouco como o sistema de chicanes nas pistas de automóveis e motos”, explica Thierry Gouvenou, diretor da Paris-Roubaix.

Por seu turno, a Amaury Sport Organization (A.S.O.), empresa que promove o evento, fez o pedido às autoridades locais, mas ainda nada foi construído, embora estejamos a alguns dias de distância do mesmo.

Ao escutar as reivindicações da CPA, Thierry Gouvenou alertou, no entanto, que a instalação de tais obstáculos antes do Troué de Arenberg poderia causar problemas ao pelotão, devido às travagens mais fortes que seriam solicitadas.

“Os corredores disseram-me que preferiram travar mais forte, correndo o risco de cair no asfalto, a entrar no mítico setor na floresta de Arenberg a 60 km/h”, conclui o antigo corredor, que conquistou o sétimo lugar na edição de 2022 do Inferno do Norte.


Créditos da imagem: Milão-Sanremo Twitter – https://twitter.com/Milano_Sanremo/status/1768680739845922891/photo/2

Também vais gostar destes!