A edição deste ano do Unbound, a conhecida prova de gravel que tem lugar a 3 de junho em Kansas, nos Estados Unidos, apresenta um conjunto de novas regras que visam a segurança e a preservação da aventura que este evento proporciona, garante a organização.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O Unbound tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento, atraindo cada vez mais profissionais, pelo que começa a ganhar contornos de de uma corrida “a sério”. Quando começamos a ver cada vez mais atletas profissionais nesta prova, a segurança pode ter de ser repensada.

Amadores separados dos profissionais

A primeira regra é a separação dos profissionais face aos atletas amadores. A categoria de elite masculina começa dez minutos antes que os amadores, e a elite feminina começa oito minutos à frente dos amadores (dois minutos mais tarde que a elite masculina).

Esta alteração pretende assegurar menos acidentes entre o grupo da frente, tendo em conta a diferença de ritmo e experiência em cima da bicicleta. Desta forma há menos diferenças na técnica dos ciclistas, o que deverá resultar numa situação mais “normal” para todos.

Assim, os índices de segurança dos 4.000 participantes inscritos deverão ser mais elevados… Esta medida também possibilita uma melhor cobertura da prova feminina em elites por parte dos media, que outrora era mais difícil, referem.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Extensores não permitidos

No grupo dos profissionais não serão permitidos extensores no guiador. A organização promete verificar as bicicletas dos mesmos antes da partida, mas só no grupo restrito de prós. Esta alteração baseia-se na crença de ser mais seguro não adotar uma posição mais aero e manter uma posição que permita maior controlo na bicicleta.

E-bikes

As elétricas já são permitidas, agora que a tecnologia permite atingir com elas autonomias maiores. Dentro desta categoria, não existe qualquer tipo de restrição, sendo possível usar qualquer tipo de bicicleta elétrica, seja ela uma e-BTT ou uma e-gravel.

PUB
Specialized Levo

Mais info:

Lê também…

Rebound 2023: o maior evento de gravel do mundo? [com vídeo]

Imagens: Facebook Unbound Gravel

Também vais gostar destes!