Jan Ullrich arrecadou mais de 40.000 euros para ajudar as crianças na Ucrânia ao leiloar a sua Pinarello amarela personalizada do Tour de França de 1998. O alemão levou a bicicleta a leilão há dois meses e terminou com um valor final de 40.100 euros.

PUB
Prototype

A organização de caridade escolhida foi a organização alemã ‘Ein Herz für Kinder’ (“um coração para as crianças”) e o dinheiro destina-se às crianças afetadas pela guerra na Ucrânia.

Ullrich nunca competiu com esta cópia da Pinarello em causa, que foi produzida antecipadamente pensando na sua vitória consecutiva no Tour de França, o que não aconteceu. Em 1998, após vencer o Grande Boucle um ano antes, o alemão da Telekom foi derrotado pelo italiano Marco Pantani. Apesar de ter vestido a camisola amarela até à famosa etapa de Les Deux Alpes, nesse ano Ullrich manteve sempre a bicicleta Telekom rosa, branca e negra.

A bicicleta leiloada destaca-se pela pintura do quadro, com uma faixa do guiador amarela e uma placa de identificação com o nome Jan Ullrich no tubo superior. A assinatura do alemão está no avanço. A máquina está montada com um grupo de transmissão Campagnolo Record e com rodas de carbono também da marca italiana.

“Vou leiloar uma bicicleta especial da minha carreira para a campanha ‘A Heart for Children’, que ajuda e apoia as crianças doentes e órfãs na Ucrânia”, anunciou Ullrich quando colocou a bicicleta em leilão. “Vamos contribuir para esta tentativa de aliviar, pelo menos um pouco, o sofrimento e as dificuldades das crianças na Ucrânia”, acrescentou o ex-corredor alemão.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Ullrich não foi o único ex-ciclista profissional a leiloar artigos pessoais para ajudar nos esforços humanitários na Ucrânia. O compatriota Tony Martin esteve a vender a sua medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012, conseguindo arrecadar 35.000 euros e acabando por ficar com a medalha para si, numa oferta generosa do comprador…

Também vais gostar destes!