Tim Merlier venceu a primeira etapa da 6.ª edição do UAE Tour, esta segunda-feira, na distância de 141 quilómetros entre Al Dhafra Walk Madinat Zayed e Liwa. Um percurso plano com um final propício num sprint massivo, e o belga da Soudal Quick-Step impôs a ‘força’ do seu favoritismo.

PUB
Giant TCR 2024

Merlier, no meio da confusão que acabou por resultar numa queda coletiva, conseguiu defender-se muito bem e foi o mais rápido nos últimos 200 metros. Bem acima dos demais, superou Arvid De Kleijn (Tudor) e Jakub Mareczko (Corratec). O final desta 1ª etapa também foi marcado por uma queda coletiva.

PUB
Giant TCR 2024

 

O número de grandes velocistas nesta corrida árabe é impressionante, provocando bastante tensão nas primeiras posições, e a última rotunda foi crucial, porque nenhuma equipa estava perfeitamente organizada.

Quem lança o sprint é Fernando Gaviria (Movistar), ainda a 300-400 metros da meta, com primeira resposta de Juan Sebastian Molano (UAE Emirates), e pouco antes de ocorrer uma queda massiva no meio do pelotão.

Cerca de dez homens envolvidos. Tim Merlier recupera para os dois colombianos e bate-os com uma facilidade desconcertante, repetindo a vitória na 1ª etapa em 2023.

 

Atrás do corredor da Soudal, Arvid De Kleijn (Tudor), Jakub Mareczko (Corratec), Fabio Jakobsen (dsm-firmenich PostNL) e Sam Welsford (BORA-hansgrohe) completam o top 5. Gaviria e Molano, que se lançaram de muito longe, terminaram nos 6º e 7º lugares.

Deceção para Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) e Mark Cavendish (Astana Qazaqstan), que, mal colocados, ficaram rapidamente fora da discussão pelo triunfo.


Crédito da imagem: Twitter Mihai Simion -https://twitter.com/faustocoppi60/status/1759553734361723038/photo/1

Também vais gostar destes!