A nova Trek Émonda aerodinâmica promete não deixar os apaixonados por ciclismo indiferentes. Apresentada hoje, esta bike de estrada faz-se ainda acompanhar de uma nova linha de rodas Bontrager Aeolus e pelo novo guiador/avanço integrado Aeolus RSL VR-C.

- - - Pub - - -

Polisport T500

A Trek continua o intenso trabalho de se manter na vanguarda na tecnologia, algo que se afigura como determinante para posicionar as suas bicicletas entre as melhores no mercado.

Nesse sentido, e após dois anos de desenvolvimento e a criação do que a marca diz serem os laminados de carbono OCLV mais leves de sempre, a Trek Émonda apresenta o “equilíbrio perfeito entre velocidade e baixo peso, mantendo em simultâneo a espantosa qualidade de condução”.

Mas há mais e a Trek não faz por menos ao afirmar que “a nova Émonda é comprovadamente mais rápida, tanto em plano como nas subidas”.

Disponível nas versões SLR e SL, no primeiro caso é possível ver alguns dos melhores ciclistas do mundo a utilizar esse modelo.

Caso de Lizzie Deignan, campeã do mundo de 2015 e vencedora de corridas como o monumento Volta a Flandres e a Strade Bianche. A britânica da equipa Trek-Segafredo considera que é a melhor bicicleta que já andou.

No masculino, a equipa conta com atletas como Vincenzo Nibali, Giulio Ciccone, Bauke Mollema e Richie Porte. E como os melhores trepadores normalmente optam por utilizar o melhor material, a Émonda é a bicicleta de eleição deste tipo de ciclista.

Trek Émonda

A Trek Émonda foi concebida com o novo carbono OCLV 800 Series, pesa menos de 700 gramas e, refere a marca, “garante vantagens significativas em termos de velocidade graças ao seu design aerodinâmico”.

Comparativamente com a sua antecessora, “a Émonda SLR é 60 segundos por hora mais rápida em plano e 18 segundos por hora com uma inclinação de 8%”.

O que é o carbono OCLV 800 Series?

A Trek refere que “é a construção de carbono mais leve e de mais alta performance” elaborada pela marca até hoje.

Salienta ainda que é 30% mais resistente comparativamente com os laminados de carbono OCLV, mas é igualmente rígido.

Desta forma, foi possível criar estes novos formatos aerodinâmicos da SLR sem acrescentar peso.

O modelo SL foi concebido com carbono OCLV 500 Series, mas os ciclistas vão desfrutar do ganho de velocidade que a Émonda proporciona.

Pormenores de design

Todos os modelos têm cabos internos e a maioria está equipada com as novas rodas aerodinâmicas Bontrager Aeolus, de que falamos mais abaixo juntamente com o guiador Aeolus RSL.

Por falar nele, o modelo SLR vem com o guiador/avanço integrado Aeolus RSL, criado especialmente para este modelo da Trek. Mais pormenores abaixo.

Outro detalhe é a geometria H1.5 da Émonda, desenvolvida com a equipa de ciclismo profissional Trek-Segafredo, “que coloca o ciclista na postura de competição aerodinâmica ideal”.

LÊ TAMBÉM:  Nova e-btt em carbono? Trek Rail 9.5

E que tal uma bicicleta personalizada?

Não são só os profissionais que têm direito a bicicletas com pinturas únicas, como a Trek mostra através do Project One, o programa de configuração personalizada da marca que oferece a oportunidade de se criar a bicicleta de sonho.

A Émonda SLR está naturalmente disponível para personalização no Project One.

Tal como acontece com os modelos Trek Supercaliber 9.9 AXS (de BTT) e Trek Domane+ LT, por exemplo.

Modelos disponíveis

A Trek Émonda está a partir desta quinta-feira disponível para venda e nos seguintes modelos: Émonda SL 5, Émonda SL 6, Émonda SL 6 Pro, Émonda SL 7, Émonda SL 7 eTap, Quadro Émonda SL Disc, Émonda SLR 6, Émonda SLR 7, Émonda SLR 7 eTap, Émonda SLR 9, Émonda SLR 9 eTap, Quadro Émonda SLR Disc.

Nova gama de rodas Bontrager Aeolus

A Bontrager, submarca da Trek para componentes e acessórios, aproveita o “balanço” da nova Trek Émonda para apresentar também hoje uma nova linha completa de conjuntos de rodas Aeolus.

“Designs estáveis e comprovados, que garantem maior velocidade sem peso adicional”. É isto que a marca garante nestas novas rodas, isto graças ao novo processo de layup do carbono OCLV já referido acima por ajudar a dar forma ao quadro da nova Trek Émonda.

Estes novos modelos de rodas de carbono Aeolus estão disponíveis em três níveis, oferecendo aos ciclistas mais opções em termos de desempenho e preço: RSL (Race Shop Limited), Pro e Elite.

Com recurso ao referido carbono OCLV da Bontrager, as rodas Aeolus RSL 37 têm um perfil de 37 mm e apresentam um aro com um novo formato e com um perfil 30% mais alto, fazendo com que seja 11% mais veloz do que antes. Cada conjunto pesa apenas 1.325 gramas, menos 55 gramas do que os modelos anteriores.

Já as Aeolus Pro 37 têm aros com o mesmo formato e o mesmo design que o modelo RSL, apresentando “a mais recente tecnologia, velocidade e peso a um nível de preço profissional”.

As Aeolus Elite 35 e 50, por sua vez, são umas “rodas de alto desempenho e excelente relação qualidade-preço”. No comprovado formato D3, estão disponíveis com aros com perfil de 35 mm e com perfil de 50 mm. O melhor do carbono, diz a marca!

Tal como todas as rodas de carbono Bontrager, toda a linha Aeolus está coberta por uma garantia vitalícia. Adicionalmente, também está abrangida pelo programa Carbon Care — a Bontrager faz a reparação ou substituição grátis das rodas caso sofram danos durante a utilização nos dois primeiros anos após a compra.

Os modelos Aeolus disponíveis a partir de hoje são: Aeolus RSL 37, Aeolus Pro 37, Aeolus Elite 30 e Aeolus Elite 50.

LÊ TAMBÉM:  Trek nomeia novo diretor comercial para o sudoeste europeu

Guiador/avanço integrado Aeolus RSL VR-C

Ainda há mais uma novidade: a Bontrager lançou também hoje o novo guiador/avanço integrado Aeolus RSL VR-C, que vem também incluído de origem na nova Trek Émonda.

Desenvolvido para “aumentar a velocidade, poupar watts e garantir um cockpit com melhor design e mais aerodinâmico”, este componente é fabricado em carbono OCLV ultraleve, sendo quase 10% mais rápido quando comparado com o seu antecessor. Permite poupar sete watts de esforço com base em cálculos obtidos a partir de ensaios em túnel de vento.

Além da estética elegante e do desempenho aerodinâmico do seu design dois-em-um, este conjunto guiador/avanço integrado Aeolus também oferece um sistema de gestão dos cabos integrado, que, além de aerodinâmico, garante melhor estética e facilidade de manutenção, pelo que indica a marca em comunicado.

Adicionalmente, a compatibilidade com Blendr e as bases e suportes Blendr incluídos permitem a integração fácil de luzes Bontrager e ciclocomputadores Garmin, por exemplo.

O raio variável e o perfil VR-C do conjunto guiador/avanço integrado permite a colocação das mãos em diversas posições graças a um alcance mais longo e um drop mais baixo. Além disso, os ciclistas pode escolher entre várias opções de comprimento e largura.

Mais informações:

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.