A Trek E-Caliber é, pelas palavras da própria marca, uma e-bike de BTT especialmente orientada para o XC! É a nova gama da Trek neste segmento e há dois pontos principais em destaque: a presença do sistema Fazua e o peso, que fica abaixo dos… 16 kgs!

PUB
Polisport Joy

A Supercaliber que tão bem conhecemos é a base deste modelo, já que está equipado com o amortecedor IsoStrut criado pela marca em exclusivo. Com 15,77 kgs na versão mais leve, que é também a topo de gama, a Trek E-Caliber vem equipada com um sistema interno de transmissão “inteligente” de nome Fazua Evation, que oferece um torque de 55 Nm, autonomia de até 70 kms e três modos de assistência controlados pelo novo controlo remoto Fazua bX.

Este é um sistema de transmissão que pesa apenas 4,6 kgs e que oferece assistência até aos 25 km/hora. “Quando se ultrapassa a velocidade máxima da assistência, não se sente qualquer atrito nem resistência, apenas a velocidade pura de uma bicicleta de XC ultra-rápida”, refere a Trek.

Depois, este sistema é controlado através do novo software Black Pepper, que faz andar a potência debitada e a cadência numa dimensão mais ampla (de 50 rpm a 120 rpm), sendo assim mais responsivo desde o arranque. O software adapta-se a todos os estilos de andamento e é personalizável com o Toolbox Software 2.0 do Fazua, que permite a inserção das definições de utilizador e de potência num interface inteligível.

Trek E-Caliber: Wondering what's over the next ridge?

Utilizando a app para smartphone Fazua Rider, os utilizadores da Trek E-Caliber têm acesso a uma ampla informação de dados fornecidos por sensores e pelo sistema, para assim monitorizarem a performance em todas as voltas. A E-Caliber é também compatível com Bluetooth para a transmissão de dados para praticamente todos os dispositivos móveis.

Trek specificações de XC para uma bike elétrica?

A geometria da E-Caliber está afinada como uma bicicleta elétrica de XC. Em comparação com a Supercaliber, tem uma direção com 1,5 graus mais relaxada com um ângulo de 67,5 graus. Os modelos E-Caliber vêm também equipados com suspensão dianteira com maior curso: 120 mm.

Tal como a Supercaliber, a E-Caliber vem equipada com um amortecedor IsoStrut exclusivo da Trek, um design estrutural de suspensão que conjuga um curso de amortecimento de 60 mm ajustável com as escoras superiores sem pivô, acompanhando os movimentos do terreno.

Assim, esta E-Caliber pode transformar-se numa bicicleta de XC convencional: basta remover o kit motor/bateria Fazua e colocar a tampa do tubo diagonal incluída. Esta remoção do sistema Fazua e a colocação da tampa  retira 2,9 kgs ao peso total. No modelo topo de gama, que é a E-Caliber 9.9 XX1 AXS, este peso passa ser de 12,87 kg.

A nova E-Caliber está disponível em cinco modelos, indicados abaixo, com preços compreendidos entre os 6.799 € na versão de entrada e os 12.999 € da versão topo de gama indicada acima. A nova gama Trek E-Caliber está à venda nos seguintes modelos:
  • E-Caliber 9.9 XX1 AXS
  • E-Caliber 9.9 XTR
  • E-Caliber 9.8 XT
  • E-Caliber 9.8 GX
  • E-Caliber 9.6
Mais info:
PUB
Specialized Recolha em Loja

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!