Depois de olharmos para o novo sistema de transmissão Dura-Ace R9200, é bom constatar que também a série Ultegra R8100 agora lançada por altura da EuroBike 2021 passa a ter 12 velocidades e manípulos Di2 sem fios!

PUB
KTM

Mais: é a primeira vez que um conjunto Ultegra da marca japonesa inclui um medidor de potência integrado, em opção, bem como rodas totalmente em carbono compatíveis com travões de disco.

Ou seja, pelas próprias palavras da Shimano, “a série Ultegra R8100 partilha o mesmo ADN da série R9200”. E isto em cinco áreas de desenvolvimento: a plataforma de comutação, a interface de controlo, o sistema de travagem,  o sistema de transmissão e as rodas.

O novo sistema Ultegra R8100 partilha a mesma plataforma revista Di2 que o Dura-Ace R9200, com ligação wireless entre o manípulo e o desviador traseiro. Diz a Shimano que há uma diminuição de 58% no tempo de funcionamento da mudança de trás, bem como uma diminuição de 45% no tempo de funcionamento do desviador da frente. Isto em relação ao sistema Dura-Ace RD-R9150 da geração anterior.

Novos fios SD-300 de menor diâmetro ligam a bateria Di2 (BT-DN300) às mudanças da frente (FD-R8150) e de trás (RD-R8150). Uma bateria interna possibilita uma solução de carregamento simples, tal como no Dura-Ace novo, e sendo que os testes da Shimano indicam que a bateria BT-DN300 dura 1.000 km entre cargas. Os botões do manípulo STI são alimentados por baterias CR1632 do tipo moeda, com uma autonomia prometida de 1,5 a  anos.

PUB
Specialized Levo

O desviador traseiro é agora o ponto onde o sistema é carregado (substituindo o carregador SM-BCR2 da Shimano) e fornece a ligação sem fios aos manípulos STI e a outros dispositivos de terceiros (substituindo a unidade sem fios EW-WU111).

Além disso, este conceito integrado fornece o ponto de controlo para o controlo das operações Di2 e para os modos de comutação sincronizada, substituindo o anterior botão ou a junção-A (SM-RS910).

Depois, acaba por ser na construção que as mudanças Ultegra diferem das Dura-Ace. Os desviadores da frente e de trás Dura-Ace R9200 pesam 96 e 215 gramas, respetivamente; no sitema Ultegra R8100, os pesos são de 116 e 262 gramas. Há assim uma diferença combinada de 67 gramas.

PUB
TrekFest 2024

Controlo do sistema

As novas manetes sem fios Ultegra 2×12 (ST-R8170) vêm agora com uma porção elevada no repousa-mãos, com uma ligeira curva para dentro e com uma área aumentada entre o manípulo e a haste. Isto proporciona aos ciclistas mais aderência do dedo indicador e do polegar e facilidade em operar a manete de travão apenas com três dedos.

As manetes Ultegra ST-R8170 funcionam com ligação sem fios, alimentadas por baterias CR1632 (do tipo moeda). Esta ligação sem fios permite uma instalação simples sem portas de ligação de cabos no quadro ou na haste. Juntamente com o encaminhamento interno dos cabos, o cockpit surge bastante “limpo”.

Também neste conjunto podemos recorrer à app para smartphone E-Tube, além de que, mais uma vez, as pequenas diferenças estão nos materiais: há uma diferença de peso de 32 gramas face a sistemas anteriores.  

Transmissão Shimano Ultegra R8100

O Ultegra tem agora duas novas cassetes disponíveis em versões de 12x: 11-30t e 11-34t. Contudo, continuam a ser compatíveis com os cepos de 11 velocidades da Shimano, o que significa que os novos componentes Ultegra R8100 podem ser utilizados nas rodas Shimano de 11x.

Integrado pela primeira nos grupos Ultegra está o medidor de potência FC-R8100-P, que promete 300 horas de funcionamento e contam com as tecnologias Bluetooth e ANT+ para a transmissão dos dados.

PUB
Orbea Genius Dealers

Com ou sem medidor de potência, os pedaleiros em causa chegam com as combinações 50-34t e 52-36t. O modelo com medidor de potência pesa 769 gramas, sendo apenas 21 gramas mais pesado do que o Dura-Ace com 748 gramas.

Novo sistema de travagem Ultegra

Também aqui houve há uma folga 10% maior entre as pastilhas e o disco, neste caso nos Shimano RT-MT800. O resultado é um sistema mais silencioso, conseguido através de menor deformação térmica do disco e menos interferência temporária com a pastilha, refere a marca.

As novas pinças de travão Ultegra pesam 282 gramas (o par), contra um peso de 229 gramas nas Dura-Ace. Também aqui as diferenças não são assim tão grandes.

Rodas prontas para a velocidade?

Por fim, as rodas. E aqui a novidade maior é o carbono na totalidade da construções dos três modelos da gama, que correspondem a três aros de diferentes perfis:

A roda C36 (WH-R8170-C36-TL), pronta para as subidas, dizem, pesa 1.488 gramas o par. A C50 (WH-R8170-C50-TL) “é uma roda versátil com um grande equilíbrio no atrito, rigidez lateral e de condução, peso total e controlo”, caracteriza a Shimano. Pesa 1.570 gramas o par.

Por sua vez, a roda C60 (WH-R8170-C60-TL) é a mais aerodinâmica de todas e pesa 1.649 gramas.

Mais info:

Também vais gostar destes!