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Partilha!Tweet Eletrónico, sem fios e com app para controlar o sistema. Mas também há novas rodas e um sistema de travões. “A ciência da velocidade”. É esta a expressão que a Shimano usa para apresentar hoje na EuroBike 2021 o novo sistema de transmissão Dura-Ace R9200 para bikes de estrada, que dá agora o “salto” para as 12 velocidades. Mas, além de novos modelos de rodas, também é agora lançado o sistema de travagem Dura-Ace R9200.PUB O grupo de componentes de transmissão funciona unicamente através do já conhecido sistema eletrónico DI2, com travagem de disco ou v-brake, manípulos de mudança sem fios, um novo desviador traseiro mais rápido, uma roda pedaleira maior (54-40t) e uma cassete 11-34t. Mais: está integrado um novo potenciómetro. Transmissão Dura-Ace R9200: ‘mais rápida que nunca’? “A comutação mais rápida de sempre”, diz a marca. Mais concretamente 58% mais rápida na operação da mudança traseira e 45% na mudança da frente. Há cabos onde faz sentido, contudo: os novos cabos SD-300 ligam a bateria DI2 (BT-DN300) ao desviador da frente (FD-R9250) e ao desviador traseiro (RD-R9250). Os testes realizados mostram que a bateria BT-DN300 – a que fornece energia aos desviadores (frente e trás), dura cerca de 1.000 km entre carregamentos, pelos dados que avança a Shimano. PUB As manetes de mudança/travão são alimentados por uma pilha (CR1632) que duram aproximadamente 1,5 a 2 anos. Para aumentar a capacidade de bateria, existe uma opção com cabos. A nova mudança de trás é também agora um ponto de carregamento para a bateria (substituindo o carregador SM-BCR2 da Shimano), um transmissor que fornece ligação com as manetes de mudança/travão, uma ligação ANT+ para um terceiro equipamento (substituindo a unidade wireless EW-WU111) e ainda substitui a junção A (SM-RS910). Disto resulta uma mudança de trás (RD-R9250) com um design integrado com uma porta de carregamento, um botão DI2 e luzes LED que indicam quais os modos ativos. As novas manetes wireless 2x12v (ST-R9270) têm agora uma parte superior ligeiramente mais elevada, curvada para dentro e com maior área entre a manete e a haste de guiador. Uma outra mudança nestas novas manetes são os botões DI2, agora mais salientes, facilitando a sua ação com luvas ou dedos molhados. PUB As manetes de mudança/travão operam sobre uma ligação via wireless, permitindo uma montagem sem cabos no guiador ou no quadro da bicicleta. As entradas de cabos poderão ser usadas para a instalação de manípulos de mudança remotos de sprint (SW-R801-S) ou de subida (SW-R801-T). O controlo de interface oferece ainda a possibilidade de personalização graças a uma versão atualizada da app móvel E-Tube, que é compatível agora com a esta série R9200 do Dura-Ace). Assim como as versões anteriores, o E-Tube Project 4.0.0 permite ajustar preferências como a comutação sincronizada ou semi-sincronizada, tempo de comutação e também ajustar a ação do comportamento dos botões DI2. Cassete de 12x! Por seu turno, a nova cassete de 12v Dura-Ace integra a tecnologia Hyperglide+ e existem duas opções Dura-Ace Hyperglide+: 11-30t e 11-34t. São também compatíveis com a série Dura-Ace anterior (R9100). Também há uma opção de rodas pedaleiras 54-40t. Já o desviador da frente (FD-R9250) é 33% mais pequeno na área frontal, mais leve (96 gramas) e é compatível com rodas pedaleiras maiores (50-55t). O pedaleiro está disponível em duas versões: o FC-R9200-P com medidor de potência e a versão convencional FC-R9200, com várias opções de tamanhos. Ambas as versões contam com a tecnologia Hollowtech II e podem ser combinadas com rodas pedaleiras 50-34t, 52-36t ou com a nova 54-40t, e com crenques de 160 ou 177,5 mm.PUB A versão do pedaleiro com potenciómetro recorre a ligações Bluetooth e Ant+ para transmitir as informações de pedalada e promete durar até 300 horas entre carregamentos. Sistema de travagem Este lote de novidades fica mais composto com os novos travões Dura-Ace com a tecnologia Servo Wave das manetes de BTT e Gravel, e com menos ruído, garante a Shimano, pois foi alargada a distância entre as duas pastilhas e o rotor de travão. Agora é possível sangrar o travão sem remover a pinça (BR-R9270) do quadro da bicicleta, uma vez que existe em separado uma porta de sangramento e um parafuso de válvula. Um novo funil e um novo espaçador de sangramento também podem ajudar no processo. Novas rodas Com cubos Direct Engagement e uma construção mais levem são três as novas rodas em carbono que “fecham” esta nova série Dura-Ace R9200. Estes princípios constituem opções completas de rodas em carbono (tubeless e tubulares) para exceder os padrões atuais. São três os novos perfis de altura de aro nestas rodas Shimano: A roda C36 (WH-R9270-C36-TL) é focada nas subidas e é a mais leve de toda esta gama. A roda C50 (WH-R9270-C50-TL) é uma roda com mais resistência e rigidez de condução. A roda C60 (WH-R9270-C60-HR-TL) é a roda mais aerodinâmica com elevada rigidez para sprints, diz a marca. Mais info: www.scvouga.pt
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