“A ciência da velocidade”. É esta a expressão que a Shimano usa para apresentar hoje na EuroBike 2021 o novo sistema de transmissão Dura-Ace R9200 para bikes de estrada, que dá agora o “salto” para as 12 velocidades. Mas, além de novos modelos de rodas, também é agora lançado o sistema de travagem Dura-Ace R9200.

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O grupo de componentes de transmissão funciona unicamente através do já conhecido sistema eletrónico DI2, com travagem de disco ou v-brake, manípulos de mudança sem fios, um novo desviador traseiro mais rápido, uma roda pedaleira maior (54-40t) e uma cassete 11-34t. Mais: está integrado um novo potenciómetro. 

Transmissão Dura-Ace R9200: ‘mais rápida que nunca’?

A comutação mais rápida de sempre”, diz a marca. Mais concretamente 58% mais rápida na operação da mudança traseira e 45% na mudança da frente. Há cabos onde faz sentido, contudo: os novos cabos SD-300 ligam a bateria DI2 (BT-DN300) ao desviador da frente (FD-R9250) e ao desviador traseiro (RD-R9250).

Os testes realizados mostram que a bateria BT-DN300 – a que fornece energia aos desviadores (frente e trás), dura cerca de 1.000 km entre carregamentos, pelos dados que avança a Shimano.

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As manetes de mudança/travão são alimentados por uma pilha (CR1632) que duram aproximadamente 1,5 a 2 anos. Para aumentar a capacidade de bateria, existe uma opção com cabos.

A nova mudança de trás é também agora um ponto de carregamento para a bateria (substituindo o carregador SM-BCR2 da Shimano), um transmissor que fornece ligação com as manetes de mudança/travão, uma ligação ANT+ para um terceiro equipamento (substituindo a unidade wireless EW-WU111) e ainda substitui a junção A (SM-RS910). Disto resulta uma mudança de trás (RD-R9250) com um design integrado com uma porta de carregamento, um botão DI2 e luzes LED que indicam quais os modos ativos.

As novas manetes wireless 2x12v (ST-R9270) têm agora uma parte superior ligeiramente mais elevada, curvada para dentro e com maior área entre a manete e a haste de guiador. Uma outra mudança nestas novas manetes são os botões DI2, agora mais salientes, facilitando a sua ação com luvas ou dedos molhados.

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As manetes de mudança/travão operam sobre uma ligação via wireless, permitindo uma montagem sem cabos no guiador ou no quadro da bicicleta. As entradas de cabos poderão ser usadas para a instalação de manípulos de mudança remotos de sprint (SW-R801-S) ou de subida (SW-R801-T).

O controlo de interface oferece ainda a possibilidade de personalização graças a uma versão atualizada da app móvel E-Tube, que é compatível agora com a esta série R9200 do Dura-Ace). Assim como as versões anteriores, o E-Tube Project 4.0.0 permite ajustar preferências como a comutação sincronizada ou semi-sincronizada, tempo de comutação e também ajustar a ação do comportamento dos botões DI2.

Cassete de 12x!

Por seu turno, a nova cassete de 12v Dura-Ace integra a tecnologia Hyperglide+ e existem duas opções Dura-Ace Hyperglide+: 11-30t e 11-34t. São também compatíveis com a série Dura-Ace anterior (R9100). Também há uma opção de rodas pedaleiras 54-40t.

Já o desviador da frente (FD-R9250) é 33% mais pequeno na área frontal, mais leve (96 gramas) e é compatível com rodas pedaleiras maiores (50-55t). O pedaleiro está disponível em duas versões: o FC-R9200-P com medidor de potência e a versão convencional FC-R9200, com várias opções de tamanhos.

Ambas as versões contam com a tecnologia Hollowtech II e podem ser combinadas com rodas pedaleiras 50-34t, 52-36t ou com a nova 54-40t, e com crenques de 160 ou 177,5 mm.

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A versão do pedaleiro com potenciómetro recorre a ligações Bluetooth e Ant+ para transmitir as informações de pedalada e promete durar até 300 horas entre carregamentos.

Sistema de travagem

Este lote de novidades fica mais composto com os novos travões Dura-Ace com a tecnologia Servo Wave das manetes de BTT e Gravel, e com menos ruído, garante a Shimano, pois foi alargada a distância entre as duas pastilhas e o rotor de travão.

Agora é possível sangrar o travão sem remover a pinça (BR-R9270) do quadro da bicicleta, uma vez que existe em separado uma porta de sangramento e um parafuso de válvula. Um novo funil e um novo espaçador de sangramento também podem ajudar no processo.

Novas rodas

Com cubos Direct Engagement e uma construção mais levem são três as novas rodas em carbono que “fecham” esta nova série Dura-Ace R9200. Estes princípios constituem opções completas de rodas em carbono (tubeless e tubulares) para exceder os padrões atuais.

São três os novos perfis de altura de aro nestas rodas Shimano:

  • A roda C36 (WH-R9270-C36-TL) é focada nas subidas e é a mais leve de toda esta gama.
  • A roda C50 (WH-R9270-C50-TL) é uma roda com mais resistência e rigidez de condução.
  • A roda C60 (WH-R9270-C60-HR-TL) é a roda mais aerodinâmica com elevada rigidez para sprints, diz a marca.

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