A segunda etapa do Tour de France 2023 proporcionou novamente uma corrida que em nada foi aborrecida: a luta pelas classificações secundárias ao rubro, homens da geral a assumirem a corrida, e a vitória surpreendente vinda do homem que ontem já tinha dado que falar, Victor Lafay (Cofidis).

PUB
TrekFest 2024

A começar em Vitoria-Gasteiz e a terminar em San Sebastián, o traçado bastante ondulado de 208,9 kms de extensão não foi de todo “chato”… A corrida começa bastante animada, com as tentativas de se encetar a fuga do dia, que viria a ser formada por:  Neilson Powless ( EF Education-Easy post), Edvald Boasson Hagen (Total Energies) e Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step).

Powless foi somando pontos sempre que possível nas contagens de montanha, mas na última dificuldade do dia foi o último atleta da fuga a ser alcançado pelo pelotão que seguia muito rápido comandado pela equipa do atual camisola amarela, Adam Yates (UAE Emirates).

Com a equipa dos Emirates a endurecer bastante as coisas, tornaram-se óbvias as intenções de Tadej Pogacar (UAE Emirates)… Nesta última subida de Jaizkibel, Simon Yates (Jayco AIUIa) ataca, seguido prontamente por Jonas Vingegaard (Jumbo Visma) e Pogacar, que cruza em primeiro esta classificação e prossegue a atacar a descida. Contudo, Vingegaard recusa-se a colaborar com o esloveno.

 

 

 

PUB
Orbea Genius Dealers

 

PUB
Giant TCR 2024

Na restante descida e aproximação à meta, os dois são alcançados, e no pequeno grupo restrito existem alguns ataques mas em nada relevantes. A surpresa chegou no km final: enquanto uns faziam o jogo do “suspense”, Victor Lafay arranca disparado vindo da parte de trás do grupo, e, à entrada do último km, não obteve resposta direta de ninguém, nem mesmo de Wout Van Aert (Jumbo Visma)…

 

 

 

PUB
Cube Stereo ONE

 

Lafay faz um esforço incrível, a cumprir este último km da etapa a uma média de 56 km/h a solo, o suficiente para vencer a etapa. Em segundo fica Wout Van Aert, e fecha o pódio, mais uma vez, Tadej Pogacar.

Na classificação geral, Adam Yates segue líder, seguido por Pogacar, a 6 segundos, e Simon Yates em terceiro lugar, a 6 segundos também.

Mais info:

Lê também:

Tour 2023 – 1ª etapa: entre irmãos vence Adam Yates [com vídeos]

Imagens: Twitter Tour de France // Twitter Mihai Simon

Também vais gostar destes!