Bilbau provou ontem ter sido uma boa aposta por parte de organização do Tour 2023, numa primeira etapa recheada de “animação” e com os homens candidatos a vencerem a geral em ação, inclusive! No fim, Adam Yates (UAE Emirates) leva a melhor sobre o irmão…

PUB
Giant TCR 2024

Esta primeira etapa em formato de circuito tinha um traçado de 182 kms e no percurso havia alguns “topos” bem difíceis. E os ataques não ficaram guardados nos alforges dos ciclistas…

A ação começou com um grupo de fugitivos composto por cinco atletas, que apesar de alguns kms na frente da corrida estavam condenados a serem alcançados por um pelotão que rodava ferozmente.

Na última dificuldade do dia, o Côte de Pike, Adam Yates aumenta o ritmo para o seu líder, Tadej Pogacar (UAE Emirates), que atacou e levou na sua roda Jonas Vingegaard (Jumbo Visma) e Victor Lafay (Cofidis).

PUB
TrekFest 2024

Apesar do ataque, Pogacar “levanta pé” na descida e dá-se um reagrupar do grupo… É depois alcançado por Adam Yates, que ataca e segue para a frente da corrida. Coincidência ou não, levou consigo na roda o seu irmão gémeo, Simon Yates (Jayco AIUIa).

Foram oito kms em que estes dois irmãos se ajudaram, mas no fim a vitória sorri a Adam, que leva a primeira etapa e a camisola amarela. Em segundo fica obviamente, Simon Yates, e Pogacar ainda bonifica com o terceiro lugar.

No fim, Adam comenta: “não sei o que dizer, estou muito feliz. Trabalhei para o Tadej, e na descida integrei novamente o grupo e ataquei, e a equipa disse-me para tentar a vitória”.

Nota para Enric Mas (Movistar Team), que abandonou devido a uma saída de estrada e queda. Richard Carapaz (EF Education-Easy Post) também se viu envolvido no mesmo despiste de Enric Mas, e chegou com 15 minutos de atraso em relação à frente da corrida.

PUB
Cube Stereo ONE

Assim, Adam Yates é neste momento primeiro na classificação geral, seguido de Simon Yates, a 8 segundos, e Tadej Pogacar, a 18 segundos.

A classificação dos pontos é igual à classificação geral neste momento. A luta pela montanha também foi muito concorrida neste primeiro dia, com  Neisol Powless (EF Education-Easy Post) a levar o primeiro lugar, seguido de Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) e George Zimmermann, da Intermarché – Circus Wanty.

Mais info:

Lê também:

Tour 2023: os protagonistas da 110ª edição

Imagens: Twitter Volta a França // Twitter Mihai Simion

Também vais gostar destes!