A última etapa de montanha desta 110ª edição da Volta a França começa com intenções declaradas de triunfo no topo de Le Markstein Fellering, num dia explosivo e no qual Tadej Pogacar (UAE Emirates) voltou à boa forma física batendo os seus adversários diretos e alcançando a segunda vitória neste Tour 2023.
Victor Campenaerts (Lotto-Dstny) e o seu colega de equipa Jasper De Buyst foram os primeiros a atacar a corrida logo ao primeiro km, mas não passaram da primeira ascensão do dia, na qual o pelotão rodava compacto. Giulio Ciccone (Lidl-Trek) arrecadou os pontos da montanha, ficando mais perto da vitória da classificação que viria mesmo a alcançar na subida seguinte.
🤩 Job done for @giuliocicco1! He is now sure to wear the polka dot jersey in Paris tomorrow! Bravo Giulio !
🤩 C'est fait pour @giuliocicco1 ! Il est assuré de porter le @maillotapois sur le podium final demain s'il termine le Tour !#TDF2023 pic.twitter.com/CgwiqYmgtU
— Tour de France™ (@LeTour) July 22, 2023
Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) na descida do Ballon d’Alsace sofre um acidente aparatoso ao km 33, levando ao chão consigo Sepp Kuss (Jumbo-Visma). Os dois atletas sofrem lesões na cara e em ambos os lados do corpo. Esta situação fez com que o pelotão ficasse cortado, com Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) a escapar-se com os primeiros, tendo depois esperado pelo pelotão…

💪 Warrior#TDF2023 pic.twitter.com/gLUygVY0sz
— Tour de France™ (@LeTour) July 22, 2023

Daqui sairam os seis primeiros ciclistas que encetaram a fuga do dia, ainda com 80 kms por percorrer. Giulio Ciccone, Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), Krists Neilands (Israel-Premier Tech), Warren Barguil (Arkea-Samsic), Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Maxime Van Gils (Lotto-Dstny). Mais à frente juntam-se Thibaut Pinot (Groupama FDJ), Valentin Madouas, Rigoberto Uran (EF Education-EasyPost) e Kevin Vermaerke (DSM-Firmenich).

A corrida seguia a ritmo elevado com o pelotão a ser controlado pela equipa dos Emirates, que tinha pretensões claras à vitória na etapa com o camisola branca. Com a vantagem máxima a atingir os 1m30s para a frente, na penúltima subida, a Petit Ballon, Thibaut Pinot arranca sozinho e faz a França sonhar, atravessando o topo rodeado por um mar efusivo de gente, em honra da sua última participação no Tour.

🔥🔥🔥 Merci Thibaut 🔥🔥🔥#TDF2023 | @ThibautPinot pic.twitter.com/waXVhEK9ze
— Tour de France™ (@LeTour) July 22, 2023

Infelizmente para Pinot, os homens da geral estavam já próximos e no início da última súbida o grupo era de apenas dez corredores. A 14 kms do fim, Pogacar ataca com Vingegaard (Jumbo-Visma) na sua roda. Felix Gall (AG2R Citroen) junta-se também à dupla de luxo e rapidamente alcançam Pinot e os restantes elementos da fuga, e também rapidamente os deixam para trás…
💪 @TamauPogi attacks! Jonas Vingegaard follows!
💪 @TamauPogi attaque ! Jonas Vingegaard le suit comme son ombre !#TDF2023 pic.twitter.com/NgCACV8HRi
— Tour de France™ (@LeTour) July 22, 2023
Rodríguez vinha em sofrimento visível, e Simon Yates (Jayco) vai em busca de subir a quarto na geral, levando consigo o seu irmão, Adam Yates (UAE Emirates), e a cerca de 5.000 metros da meta chegam aos três da frente.
Com esta situação de corrida, Adam liderou o sprint para Tadej Pogacar, que efetivamente venceu a última etapa de montanha do Tour 2023, a sua segunda nesta edição. Felix Gall e Jonas Vingegaard fazem segundo e terceiro, respetivamente.

⏪ He said he'd win, and he's only gone and done it! @TamauPogi claims the penultimate stage after a very fast final KM ⤵️
⏪ Il avait dit qu'il gagnerait, et il l'a fait ! @TamauPogi remporte l'avant-dernière étape après un dernier KM très rapide ⤵️#TDF2023 pic.twitter.com/H5hqzaRZ2s
— Tour de France™ (@LeTour) July 22, 2023
Estão praticamente fechadas as classificações: Jonas Vingegaard segue líder para a etapa de consagração em Paris, com Tadej Pogacar em segundo, a 7m29s, e Adam Yates em terceiro, a 10m56s.
Mais info:
Lê também:
Tour 2023 – 19ª etapa: Mohoric ganha por um triz [com vídeos]
Imagens: Twitter Volta a França






