Tim Wellens (UAE Emirates) comentou a criticada estratégia da sua equipa na Milão-Sanremo. Um plano que não era segredo. Todos esperavam que a formação dos Emirados fosse capaz de endurecer a corrida na Cipressa e mantivesse o ritmo muito alto no Poggio, para beneficiar o ataque do seu líder Tadej Pogacar.

PUB
Specialized Levo

No fundo, que replicasse o que fez na edição de 2023, mas com um bloco mais coeso e homogéneo de trabalhadores desde logo na Cipressa e que garantisse que um ou dois, incluindo Tim Wellens, Marc Hirschi e idealmente um terceiro elemento, Diego Ulissi, permanecem em condições de acelerar o andamento no Poggio.

Mas nem tudo saiu como planeado. Ou melhor, não correu bem. Muito rapidamente a equipa se reduziu a apenas um elemento para o Poggio (Wellens), em vez dos dois previstos para estar com Tadej Pogacar. O que afetou toda a estratégia para a segunda tentativa de vitória do esloveno. E este afirmou-se logo a seguir à corrida.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Alessandro Covi e Isaac Del Toro estiraram bem o pelotão desde o sopé da Cipressa, mas depois de um trabalho incrível do mexicano, apenas Tim Wellens permaneceu com o seu líder e o cume da subida ainda estava longe.

PUB
Riese & Müller Multitinker

“Contávamos com Hirschi ou Ulissi depois da Cipressa, mas eles não estavam mais”, explica o diretor desportivo Mauro Giannetti. Uma situação que incomodou Wellens, como explica: “Tadej perguntou-me se poderia atacar no Cipressa, mas isso teria sido suicídio”, contou o belga.

PUB
Specialized Levo

“Então ficámos um pouco adiantados ao plano, digamos. Restava apenas um companheiro em vez de dois, mas é claro que isto não é a PlayStation”, revela Wellens que afirma que teve de que trabalhar antes do previsto e por isso faltou-lhe energia para o Poggio.

O ritmo caiu significativamente depois que Del Torro terminou o seu trabalho, o que permitiu que todos respirassem e alguns adversários recuperassem a posição no grupo principal. Provavelmente o ponto de viragem na corrida que impediu o vencedor da Strade Bianche de executar o plano pretendido.


Créditos da imagem: Greenedgeteam Twitter – https://twitter.com/GreenEDGEteam/status/1769061040585679269/photo/3

Também vais gostar destes!