Pelas palavras da marca, ainda pouco conhecida por cá, os novos HILX Youngblood Kinetik são uns óculos bastante funcionais e apropriados para qualquer prática desportiva em que as sensações fortes estejam sempre presentes. Durante umas boas voltas de BTT podemos desde já dizer que são uma agradável surpresa, por várias razões.

PUB
Orbea

Falamos de um elevado potencial de adaptação à situação, aos movimentos e ao rosto do utilizador. E também de uma boa resistência caso nos escapem das mãos num momento de pausa ou descanso (visto que durante várias voltas não nos caíram da cara uma única vez). E com níveis de comodidade elevados, nada a assinalar.

Refira-se que, da mesma forma, estes HILX Youngblood Kinetik podem muito bem ser usadas em treinos de ciclismo de estrada, obviamente, pois o look “atrevido” que apresentam adapta-se bem a qualquer momento. Até sem ser a andar de bike, para quem goste de modelos maiores e mais largos, por assim dizer.

Um look radical

Assim, os HILX Kinetic Youngblood enquadram-se mesmo na “moda” dos óculos com lentes sobredimensionadas (com dimensões de 138 x 55 mm, neste caso). Além da estética muito particular, acabam por apresentar uma performance bastante boa por não deixarem entrar qualquer raio de sol no nosso alcance visual. Uma característica que apreciamos.

Talvez tivesse sido ideal serem um pouco mais “curvados”, passamos a expressão, adaptando-se um pouco mais aos contornos do rosto, para que pudessem ser uma “nadinha” mais aerodinâmicos, algo que também pode fazer a diferença, principalmente na estrada.

PUB
Orbea

As armações, por sua vez, apresentam um “pormenor” interessante: a AKTIV Hinge Technology faz com que as hastes sejam flexíveis. Podem inclusive ser movidas na vertical e rodam sobre o próprio eixo. Isto pode evitar que as referidas hastes se partam ao dobrarmos os óculos sem querer ou mesmo em casa do queda.

A AKTIV Hinge Technology faz com que as hastes sejam flexíveis.

A lente, criada a partir de uma única peça, brinda-nos com uma visão muito nítida e “limpa”, com boa proteção perante o sol, como já referimos, que se nota pelo acabamento espelhados e que nos dá um look que dá um pouco nas vistas. Se gostas de óculos discretos e pequenos, estes não são para ti!

Quanto à embalagem, nada de extraordinário: caixa de cartão e uma bolsa de proteção flexível (e não rígida). Não encontramos no interior qualquer pano de limpeza ou lentes adicionais, algo que existe no pack de óculos de outras marcas. Pelo preço, não ficamos admirados.

Boas sensações nos trilhos

A morfologia aparente dos óculos dá-nos a sensação ao início de que não vão ficar na cara muito tempo… Nada mais afastado da realidade, porque tanto a curvatura das hastes como as inserções em silicone para o apoio no nariz (são fornecidos três tamanhos diferentes para ajuste, pois são intermutáveis) fazem com que os HILX Youngblood Kinetik se mantenham imóveis e estáveis.

Nos dias em que fazemos treinos mais longos com sol intenso, agradecemos as dimensões destes óculos, já que conferem proteção sem escurecer demasiado a nossa visão. Bastante claridade e nitidez.

Apesar de não contarem com lentes polarizadas, portam-se muito bem ao para alternarem perfeitamente entre zonas com mais sombras e mais iluminadas. Depois, tal como acontece com todos os modelos com lentes espelhadas, é preciso ter muito cuidado com a limpeza para que não fiquem marcas. Uma boa limpeza com água e sabão neutro resulta muito bem (ou com um produto próprio para limpeza de lentes).

As unidades que a Bike Comp, o importador da marca HILX para Portugal e Espanha, nos emprestou apresentam-se com armações em branco /fucsia e em verde/preto. Mas a marca tem online um sistema de personalização que nos dá várias opções, o que torna estes Youngblood Kinetik bons para quem gosta de fazer a diferença no look.

Transmissão espectral: o que é?

São adiconados às lentes diferentes filtros que têm como objetivo proteger a retina perante as radiações ultravioleta. O comportamento destes filtros, não só sob luz solar intensa como em diferentes iluminações artificiais, foi pensado para otimizar e dar equilíbrio entre fotoproteção e fotoreceção. Tudo para que haja proteção da retina sem prejudicar os bons níveis de visibilidade.

Imagens da versão preto/verde:

Imagens da versão branco/fucsia:

Especificações dos óculos HILX Youngblood Kinetik:

  • Dimensões: 138 x 55 mm
  • Armações: 140 mm (AKTIV Hinge Tech)
  • Transmissão espectral: 13 – 17%
  • Peso: 39 gramas (verificado)
  • Proteção UVA e UVB
  • Preço: 99 euros

Outros modelos nas gamas:

  • Goggles MisFit – 119 euros
  • Goggles Convoy – 79 euros
  • Goggles Ronin – 109 euros
  • Óculos Trail Blazer – 99 euros

Site oficial:

Importador PT/ES:

Disponível na loja:

PUB
Orbea

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Equipamento